Campanhas de saúde na empresa são efetivas? Entenda os benefícios

Campanhas de saúde na empresa são efetivas? Entenda os benefícios
21 de janeiro de 2019 Monisse Buchala
Funcionários de empresas se alongam no ambiente de trabalho

O objetivo é informar o seu colaborador e dar o primeiro incentivo à mudança de hábito

Em vez de ler, que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo:

Muitas empresas já estão por dentro quando o assunto é investir em saúde e bem-estar de seus colaboradores com campanhas de endomarketing. Essa iniciativa, além de ser atraente para trazer bons profissionais do mercado de trabalho, também aumenta a produtividade e a satisfação da equipe.

Existem diferente formas de incentivar uma vida mais saudável, como colocando exercícios físicos dentro do ambiente de trabalho – a ginástica laboral, por exemplo – ou workshops e palestras do assunto. Mas e quando pensamos especificamente em marketing? Fazer campanhas internas de saúde em intranets, TV corporativas e/ou quadros de aviso funciona?

Por que usar campanhas de saúde na empresa?

Os canais de comunicação interna da empresa são uma maneira eficaz de conversar com os seus colaboradores. Esses canais foram criados justamente para manter o relacionamento próximo e as informações não se perderem nas caixas lotadas de e-mails. Ou seja, utilizá-los para falar de saúde é sim uma boa estratégia.

Eles vão servir como o primeiro encontro, uma abertura do tema. Você os alimenta com informações importantes e atrativas, que despertem o primeiro instinto de mudança de hábitos e de prevenção, para depois oferecer outros benefícios diretos que os ajudem na transição.

É comprovado que as pessoas no geral gostam de se informar sobre o assunto antes de tomar a decisão e aderir uma mudança. Logo, se a própria empresa fornecer conteúdo em saúde relevante com o momento atual e depois acrescentar ações que o levem até o objetivo, o resultado são colaboradores mais empenhados em ser saudáveis.

Como fazer campanhas de saúde na empresa

A ideia desse tipo de comunicação é ser fácil e direta, principalmente se você contar com a ajuda de uma agência de comunicação especializada em conteúdos da área da saúde. Você pode explorar:

  • Folders, cartilhas e/ou flyers educativos sobre campanhas de saúde que condizem com a estação do ano ou as iniciativas do Ministério da Saúde e com doenças que estão em surto;
  • Realizar enquetes ou discussões sobre temas e ações de saúde na intranet da empresa;
  • Disponibilizar links para infográficos estáticos ou animados com dicas simples de saúde;
  • Abusar de formatos especiais para chamar a atenção como, por exemplo, um folheto em forma de abano com dicas de como aproveitar melhor o verão ou em forma de máscara com cuidados para o carnaval;
  • Passar vídeos curtos de dicas ou benefícios na TV corporativa em meio aos avisos.

Ainda não sabe por onde começar? Nós temos diversas opções de temas e tipos de campanhas de saúde para você escolher. Entre contato conosco!

Monisse Buchala
Publicitária, jornalista e escritora de romances, com pós-graduação em Cinema. Atua com produção de conteúdo, criação de campanhas e gerenciamento de redes sociais e outras plataformas de marketing digital. Nas horas vagas, escapa para os mundos fantásticos das séries e da literatura.