Por que sua empresa deve investir em endomarketing

Por que sua empresa deve investir em endomarketing
3 de setembro de 2018 Monisse Buchala
Homem trabalhando com um notebook em um escritório

Se existe uma verdade absoluta quando falamos de negócios é que antes de você oferecer algo para o público de fora, você precisa ter certeza que isso funciona dentro da sua empresa.

E é exatamente disso que o endomarketing se trata: do marketing interno da sua empresa. Ou seja, ações voltadas para os seus colaboradores que melhorem a imagem da empresa, reforce os benefícios do ambiente de trabalho e incentive e motive cada um dos seus funcionários.

Vantagens do endomarketing

O objetivo principal desse marketing institucional é ressaltar internamente a imagem da sua empresa de acordo com os valores prezados e lembrar seus colaboradores dos benefícios de fazer parte da equipe.

Se a empresa apresenta um ambiente de trabalho agradável para o colaborador e demonstra o quanto se preocupa com o seu bem-estar e a sua qualidade de vida, sempre trazendo novidades e benefícios, a motivação e a lealdade deles aumentam. Consequentemente, a produtividade melhora.

E a rotatividade de funcionários será muito menor, pois eles terão mais motivos para querer ficar e se dedicar à empresa. Sem contar a facilidade de atração de novos profissionais com o perfil qualificado que escolherão o seu negócio por causa do clima organizacional saudável.

Como aplicá-lo na sua empresa

O endomarketing precisa ser um trabalho alinhado com toda a empresa. Como se trata de olhar para as necessidades dos colaboradores e procurar apresentar benefícios e melhoras para o ambiente e para cada um, é necessário que o trabalho seja feito por uma junção de setores: o de marketing e o de gestão de pessoas, RH e/ou remuneração e benefícios.

A ideia é desenvolver comunicações informativas e eficientes, mas também atividades durante a jornada de trabalho que aproximem os colaboradores da empresa, os faça se sentir uma parte importante da organização e os engajem a dar o seu melhor.

Alguns exemplos de ações de endomarketing são:

  • Palestras e workshops sobre saúde e/ou outros assuntos associados a área de atuação da empresa;
  • Incentivo à prática de exercícios físicos dentro e fora da empresa;
  • Cursos e treinamentos;
  • Brindes e sorteios em datas comemorativas;
  • Atividades que tragam a família do colaborador até a empresa;
  • Comemoração de aniversários do mês ou outros eventos que unam a equipe;
  • Uso das redes internas como canais informativos para updates de novidades da empresa e de colaboradores (promoções, projetos, cases de sucesso, etc).

O importante é apostar na criatividade e investir no sucesso e bem-estar do seu colaborador. Para saber mais sobre estratégias de endomarketing, entre em contato conosco!

Publicitária, jornalista e escritora de romances, com pós-graduação em Cinema. Atua com produção de conteúdo, criação de campanhas e gerenciamento de redes sociais e outras plataformas de marketing digital. Nas horas vagas, escapa para os mundos fantásticos das séries e da literatura.