Intranet na empresa, vale a pena ter ou não?

Intranet na empresa, vale a pena ter ou não?
7 de janeiro de 2019 Latinmed
intranet

Sistema facilita a comunicação e troca de informações na organização

Antes de mais nada, precisamos entender o que é a tal da intranet. Basicamente ela é um sistema que faz uma ligação entre os computadores e/ou os colaboradores da empresa para permitir um compartilhamento de informações. Somente esses usuários e/ou máquinas podem ter acesso a ela. E a pergunta que não quer calar é: é importante investir em uma?

Vantagens da intranet

Vamos pensar da seguinte forma, nos dias atuais em que tudo muda rápido, ganhar tempo é sempre uma vantagem. E para que uma organização funcione bem precisa haver uma boa comunicação e um fluxo eficaz de informações, certo? A intranet assume esse papel da melhor forma!

Dependendo do sistema utilizado pela empresa, diferentes departamentos podem se comunicar, centralizar os dados e facilitar processos e situações como:

  • Chamados técnicos;
  • Comunicação interna e ações de endomarketing;
  • Anúncios de vagas internas disponíveis;
  • Informações sobre outros colaboradores e departamentos;
  • Comunicados de mudanças físicas e de quadros de funcionários;
  • Informações de financeiro e RH (férias, holerites, etc);

E ainda permite maior interação e engajamento dos colaboradores!

Formas de intranet

Existem diversos tipos e formatos de intranet atualmente, desde versões gratuitas básicas até pagas e completas. Quando a empresa possui um departamento de TI, a intranet pode ser construída internamente e personalizada.

Alguns sistemas são focados em informações de financeiro e/ou RH; existem aqueles que apresentam análises e gráficos de acessos e dados; outros se parecem com redes sociais com perfis e lugares para postagens (como o Facebook para empresas), e muitas até disponibilizam versões mobile para que os colaboradores estejam sempre conectados.

Tudo vai depender da necessidade da sua empresa e do objetivo central para a implementação da intranet. O importante é entender que é um sistema facilitador, tecnológico e muito utilizado nos dias de hoje, garantindo a integração da empresa como um todo.

Agora, se a sua empresa já possui ou está implementando uma intranet, que tal falarmos mais sobre endomarketing e a importância de discutir saúde com seus colaboradores?