Estratégias de marketing sazonal funcionam em saúde?

Estratégias de marketing sazonal funcionam em saúde?
10 de dezembro de 2018 Monisse Buchala
Marketing Medico

Sazonal significa algo temporário, ou seja, que acontece apenas em uma determinada época do ano. Podemos citar como exemplo a Páscoa, o Natal e os feriados de Dia das Mães e Dia dos Pais, datas tão utilizadas dentro do marketing comercial que já nos acostumamos a acompanhá-las.

Claro que para essas épocas do ano em que produtos específicos acabam vendendo em grandes quantidades, a sazonalidade é uma ótima aliada, em qualquer tipo de marketing. Mas e quando falamos de marketing médico, isso funciona?

Datas do calendário de saúde

A grande jogada em marketing médico de sazonalidade não tem a ver com o calendário comercial e sim com o calendário de saúde. Campanhas como Outubro Rosa e Novembro Azul são exemplos claros.

Para esse segmento que utiliza o marketing de conteúdo como foco é muito importante estar atento a esses momentos para intensificar suas estratégias. O fato de os assuntos serem abordados em diversas campanhas de saúde faz com que o tema fique em evidência. A sua tarefa é trazer uma informação diferente sobre ele para se destacar.

Informar sobre determinadas doenças e suas prevenções é justamente para causar a mudança de hábito na população e garantir mais qualidade de vida. Mas, ao mesmo tempo, você pretende trazer e fidelizar esse cliente ou paciente. Então, a sua informação e a sua autoridade de abordar o tema dentro do período em questão aumenta a sua visibilidade e credibilidade.

Além disso, existem as estações do ano em que determinadas doenças tendem a ser mais frequentes. Esses são os momentos mais importantes para alertar a população e ser a referência de informação e de atendimento da sua área de atuação.

Isso quer dizer que as datas comerciais devem ser esquecidas?

Não necessariamente! É claro que existem datas comemorativas que não se encaixam em um calendário de marketing em saúde, mas é possível agregar valor de bem-estar e saúde a algumas delas. Como o Dia das Mães para falar da saúde da mulher, por exemplo.

O importante é se lembrar que datas sazonais aproximam a sua informação em saúde da realidade do momento atual que o seu público está vivendo. Isso quer dizer que aquela informação se torna ainda mais relevante e pode fazer a diferença que não faria em outra época. Então planeje suas campanhas com antecedência, focando no interesse do seu público!

Lembrando que esse não precisa ser o seu trabalho. Deixa que a gente cuida disso para você. Entre em contato conosco agora mesmo!

Monisse Buchala
Publicitária, jornalista e escritora de romances, com pós-graduação em Cinema. Atua com produção de conteúdo, criação de campanhas e gerenciamento de redes sociais e outras plataformas de marketing digital. Nas horas vagas, escapa para os mundos fantásticos das séries e da literatura.