4 ações de marketing que ajudam a motivar seus colaboradores

4 ações de marketing que ajudam a motivar seus colaboradores
22 de abril de 2019 Monisse Buchala
Colaboradores animados numa sala

Incentivos são uma ótima maneira de deixar seus funcionários felizes e mais produtivos

Você já deve saber que o principal bem que você tem dentro da sua empresa são os seus colaboradores. Sem a dedicação e o engajamento deles em entregar o melhor trabalho, a qualidade dos seus serviços e produtos não seria a mesma. Por isso, colaboradores desmotivados afetam a produtividade da empresa.

E você se engana se acredita que o salário e os benefícios complementares a ele são a única forma de motivar alguém. Existem outras ações de endomarketing que você pode realizar no dia a dia que podem fazer toda a diferença e deixar os seus colaboradores mais felizes e satisfeitos!

1. Eventos internos

Você já se encontrou em um momento de tanta tensão que o seu trabalho não rendia mais? Às vezes, tudo que você precisa é dar uma pausa e uma descontraída. Essa é a ideia de ter eventos internos que tiram os seus colaboradores do peso da rotina diária.

Eles podem ser pontuais, como uma palestra ou um workshop, podem ser mensais, como a comemoração dos aniversariantes do mês – que ainda mostram que a empresa se importa com os colaboradores – ou relacionados a datas importantes para a empresa. Outra dica é permitir em alguns eventos que os colaboradores tragam a família para se sentirem mais acolhidos.

2. Bonificação

Essa é uma alternativa para as empresas que possuem estruturas financeiras e já não trabalham com comissões, por exemplo. Um dinheirinho no fim do mês sempre pode ser um bom incentivo para que seus colaboradores soltem a criatividade e trabalhem melhor. O bônus pode ser por job, por metas ou quando você perceber que um colaborador realmente se doou para ajudar em uma situação.

3. Treinamentos diferentes

Para muitas empresas e/ou áreas de atuação, são necessários treinamentos constantes para ensinar ou melhorar as habilidades dos colaboradores. Nessas horas, o clima de pressão e cobrança pode aumentar e gerar uma ansiedade ou até um desânimo.

Por isso, realizar treinamentos de formas diferentes pode ser uma boa opção para animar o ambiente e até para que os colaboradores absorvam melhor o que está sendo passado. Você pode utilizar formatos diferentes de apresentação, jogos interativos, visitas a outros locais que tenham ligação com o que está sendo aprendido e o que mais a sua criatividade permitir.

4. Brindes

Todo mundo gosta de ganhar algum agradinho de vez em quando, principalmente por trazer o sentimento de ser lembrado. Em datas comemorativas, como páscoa e natal, ou mesmo durante algum evento interno que você tenha decidido fazer, invista em uma lembrancinha que seu colaborador possa usar. Assim, ele também se lembrará da sua empresa fora do ambiente de trabalho.

Gostou das ideias? Que tal deixar a gente te ajudar a organizá-las para motivar os seus colaboradores e melhorar o clima organizacional da sua empresa? Entre em contato conosco agora mesmo!

Monisse Buchala
Publicitária, jornalista e escritora de romances, com pós-graduação em Cinema. Atua com produção de conteúdo, criação de campanhas e gerenciamento de redes sociais e outras plataformas de marketing digital. Nas horas vagas, escapa para os mundos fantásticos das séries e da literatura.