Qual é a diferença entre endomarketing e comunicação interna?

Qual é a diferença entre endomarketing e comunicação interna?
26 de dezembro de 2019 Nicole Lallée
Megafone com fundo roxo

Sua empresa investe na comunicação interna? Ou no endomarketing? Apesar de semelhantes, estes dois conceitos são diferentes. Ambos têm como foco o mesmo público: colaboradores internos da empresa. Porém, seus objetivos e práticas são distintos. Quer entender melhor? Continue a leitura pois vou explicar os detalhes de cada conceito.

O que é endomarketing

A primeira vez que o termo endomarketing foi utilizado foi nos anos 90 pelo professor Saul Bekin. Em seu livro “Conversando sobre Endomarketing”, ele explica a importância de focar no público interno das empresas e que muitas vezes os colaboradores são esquecidos. Isso pode prejudicar os resultados das marcas. Na obra ele explica que endomarketing é o marketing interno da empresa com o objetivo de engajamento e não apenas de comunicar.

Assim sendo, uma ação de endomarketing não é apenas aquele e-mail marketing comunicando mudanças no sistema. Ele engloba ações de relacionamento com os funcionários internos para que haja uma relação saudável e o colaborador se sinta parte da empresa. Com isso, a organização cria fidelidade de modo que trabalhem em prol da marca com melhor alinhamento e integração. O objetivo é conquistá-los e fidelizá-los, compartilhando valores, visão e propósito da empresa.

Isso leva a várias vantagens para a marca, como:
• Aumento da produtividade dos colaboradores;
• Funcionários mais motivados;
• Menor rotatividade de funcionários;
• Melhor clima organizacional.

Mas, para isso, é necessário um planejamento estratégico e diversas ações. É preciso motivar na prática e não apenas com frases. Alguns exemplos são palestras e wokshops sobre saúde e comunicações que incentivem hábitos mais saudáveis e que beneficiem o colaborador. Além disso, também podem ser feitos treinamentos e cursos para que os colaboradores possam efetuar suas tarefas com mais eficácia.

O que é comunicação interna

Já na comunicação interna, o objetivo é comunicar informações mais institucionais. As mensagens podem ser transmitidas por diversos canais, como e-mail, rede social corporativa, mural do escritório etc. São pontos de contato com o colaborador que mostram que a empresa está aberta para o diálogo e é transparente.

A comunicação interna inclui um preparo, uma escolha de linguagem e formatos para informar ações, resultados, programas e metas, sempre de maneira objetiva e clara. Comunicar-se corretamente e com clareza dentro da empresa é muito importante. Nesse cenário, uma boa comunicação interna leva a vários benefícios para a empresa:

• Alinhamento dos colaboradores;
• Divulgação de informação rápida e precisa;
• Agilidade nos processos;
• Credibilidade e transparência da empresa;
• Minimização dos efeitos de crise.

Endomarketing e comunicação interna são aliados

A comunicação interna e o endomarketing são estratégias complementares e devem ser aplicadas em conjunto para bons resultados. Muitas vezes, as empresas possuem vários benefícios e incentivos, mas se não houver uma boa comunicação, esses valores não serão percebidos pelos empregados.

Independentemente do tamanho da organização, um bom relacionamento entre a comunicação interna e o endomarketing tende a gerar ganhos qualitativos para todos os lados.

Como você está fazendo na sua empresa? Costuma equilibrar essas duas metodologias?

Nicole Lallée
Jornalista, já trabalhou com jornal impresso, rádio e sites de meios de comunicação. Migrou para o marketing digital e tem grande conhecimento em SEO e Google Analytics. De família argentina, tem fluência em espanhol, o que lhe garante bons trabalhos e a fala ligeirinha.