Por que sua empresa da área de saúde deve investir no Google Ads?

Por que sua empresa da área de saúde deve investir no Google Ads?
15 de agosto de 2019 Nicole Lallée

Hoje em dia, a concorrência no mercado de saúde está cada vez maior. Seja entre profissionais da saúde, operadoras, hospitais ou outras empresas do setor, a presença digital é essencial e competitiva. Afinal, que empresa/profissional não quer aparecer no Google? Investir em marketing digital é necessário para conseguir aumentar sua audiência e número de clientes. Entre as estratégias e ferramentas do marketing digital, o Google Ads é uma das mais importantes e com melhores resultados.

Google Ads x Google orgânico

Ao buscar um serviço de saúde, milhares de brasileiros procuram no buscador Google. Por exemplo: “ressonância magnética preço”, “plano de saúde empresarial” e “clínica de dermatologia” são algumas pesquisas muito comuns no Brasil. Mas já reparou que ao fazer pesquisas no Google alguns dos resultados que aparecem são anúncios? Eles estão nas primeiras e nas últimas opções da página de resultados, sempre com um selo que diz “Anúncio”. Veja um exemplo:

De forma resumida, entenda as diferenças:

Google Ads:

antes conhecido como Google AdWords, o Google Ads é um serviço de publicidade. Existem vários formatos, como gráficos, vídeos, anúncios de aplicativo e de texto. Esse formato em texto que mostramos antes é a campanha do Google Ads chamada de Rede de Pesquisa. Nem sempre é fácil aparecer na primeira página de busca, por isso é possível fazer links patrocinados, que oferecem grande visibilidade para a empresa e visitas ao site. Esse visual dos anúncios do Google Ads e o lugar que aparecem na busca mudou nos últimos. Mas o que mostramos no exemplo acima é a versão atual.

Google orgânico:

os resultados orgânicos são outros, aqueles que não foram pagos para aparecer. Para estar na primeira página de forma orgânica, é necessário que o site siga várias regras importantes para o Google, como o SEO, que é a otimização para mecanismos de buscas e consiste em um conjunto de técnicas e estratégias que melhoram o posicionamento do site nos resultados orgânicos. Para saber mais sobre busca orgânica, leia nosso texto “SEO para o segmento de saúde: como aparecer na primeira página do Google”.

Como o Google Ads funciona?

A rede patrocinada do Google é uma ferramenta que traz muitos bons resultados. De acordo com o próprio Google, o Ads “alcança as pessoas certas no momento em que procuram pelo que você oferece”. Mas você sabe como isso funciona?

Na plataforma do Ads é possível fazer campanhas de Rede de Pesquisa, ou seja, criar anúncios de texto sobre sua empresa e comprar palavras-chave para que seu anúncio apareça quando procuram pela palavra comprada. Se você anuncia na Rede de Pesquisa do Google, seu anúncio pode ser exibido quando alguém procura termos relacionados a uma das suas palavras-chave.

Se o objetivo é gerar leads, esse tipo de campanha do Google Ads ajuda bastante. Isso porque é muito mais fácil convencer alguém a contratar seu serviço quando ela já está procurando por isso. Pode ser muito assertivo, mas para dar certo é preciso definir uma estratégia e seguir várias regras e dicas. Afinal, o mercado é enorme e muitos podem estar comprando as mesmas palavras que você.

Além disso, o valor investido também pode ser um grande diferencial. Para escolher qual anúncio mostrar primeiro, o Google leva em consideração o valor investido, a qualidade do anúncio, a taxa de cliques (CTR) e a página de destino.

Outro tipo de anúncio do Google Ads que pode ajudar empresas da área da saúde é o da Rede de Display. Essa campanha normalmente mostra anúncios em forma de imagem em sites ou aplicativos e é ótima para reconhecimento de marca.

Vantagens do Google Ads

Confira agora alguns dos benefícios de investir em Google Ads:

1. Promoção da sua empresa localmente

A segmentação permite que você exiba seus anúncios em localizações específicas. Por exemplo, se sua clínica fica em Moema, você pode escolher que somente pessoas que moram ou se interessam por esse bairro vejam seu anúncio. Assim, o anúncio é mais assertivo.

2. Controle do seu orçamento diário

Nesta ferramenta você pode escolher quanto gasta por mês, por dia e por anúncio. Assim, você consegue controlar seus gastos e priorizar o que for mais importante. Como os anúncios são mensuráveis e mostram quantidade de cliques e conversões, é possível fazer alterações e controlar o dinheiro investido de forma mais transparente.

3. É uma ferramenta mais econômica

Anunciar no Google é relativamente mais barato do que em outros meios, como televisão, rádio ou veículos impressos. Além disso, você pode escolher por pagar apenas quando alguém clica em seu anúncio. Quem paga mais não é quem necessariamente está em primeiro. Se os outros critérios, como página de destino e relevância do anúncio, forem melhores mesmo pagando menos, seu anúncio pode ficar na frente do concorrente.

4. Tem resultados mais rápidos

Comparado com SEO, os resultados são mais rápidos. Leva um tempo para um site provar sua qualidade e ganhar autoridade e links. Já com o Google Ads você começa a receber impressões e cliques imediatamente.

É muito importante testar seus anúncios. Quando souber o que está funcionando e o que não está, você pode ajustá-los e testar alterações para o desempenho melhorar. Como a ferramenta sempre tem mudanças e a concorrência também muda o que está fazendo, é preciso sempre analisar os resultados e fazer testes para otimizar a campanha.

Mas não é só no Google que você pode e deve investir. O ideal é que você engaje também nas redes sociais, como Facebook e Instagram.

Ficou interessado ou ainda tem dúvidas? Entre em contato com a gente e teremos o prazer de ajudar você a ter mais sucesso!

Nicole Lallée
Jornalista, já trabalhou com jornal impresso, rádio e sites de meios de comunicação. Migrou para o marketing digital e tem grande conhecimento em SEO e Google Analytics. De família argentina, tem fluência em espanhol, o que lhe garante bons trabalhos e a fala ligeirinha.