5 motivos para incluir vídeos no marketing digital da sua empresa

5 motivos para incluir vídeos no marketing digital da sua empresa
16 de julho de 2019 Nicole Lallée
Ilustração de mulher dando play no video

Em vez de ler, que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo:

Você já usa vídeos na estratégia de marketing da sua empresa? Conteúdos em vídeo podem ter um grande poder para seu negócio ao atrair, converter e reter clientes. Hoje em dia, mais de 90% das pessoas dizem descobrir novas marcas ou produtos no YouTube. E quatro em cada cinco pessoas afirmam que os vídeos os ajudam a aprender coisas novas ou reduzir estresse.

Esses dados são do Google e mostram uma grande oportunidade para as empresas que ainda não aderiram ao vídeo marketing. Assim sendo, é importante que você se atualize e não fique para trás. Segundo dados da CISCO, no ano de 2020 cerca de 82% do tráfego da internet ficará por conta dos vídeos online.

Mas, afinal, o que é o marketing em vídeo?

Diferentemente da tradicional publicidade da televisão, o vídeo marketing atualmente oferece muitas novas possibilidades. Com o avanço da tecnologia e da internet, o marketing digital avançou muito e o vídeo marketing também se transformou.
Atualmente, os vídeos podem ser curtos ou longos e em diferentes formatos, como:

  • Tutoriais;
  • Entrevistas;
  • Animações
  • Perguntas e respostas;
  • Demonstrações de produtos;
  • Institucionais;
  • Webinars.

Cada tipo de vídeo pode ser ajustado de acordo com seu objetivo. Uma estratégia de vídeo marketing, se bem aplicada, causa o impacto necessário para gerar um grande alcance e transformar, em muitos casos, os visitantes em novos leads. Mas para engajar o usuário não basta gravar qualquer coisa e divulgar o vídeo em qualquer plataforma. É preciso ter um planejamento estratégico para conseguir atingir seu público de forma assertiva.

Ainda não se convenceu de que vale a pena investir em vídeo marketing? Separamos abaixo os principais benefícios de usar vídeos na sua estratégia de marketing digital. Confira!

5 benefícios de usar vídeos no marketing da sua empresa

1. Maior engajamento

Com vídeo, é possível transmitir muita informação por meio de imagem, áudio, música, lettering e animação. Todos esses estímulos ajudam a atrair de forma mais fácil a atenção do espectador e, consequentemente, engajá-lo. Os vídeos também são mais fáceis de serem compartilhados nas redes sociais. De acordo com a Buzzsumo, os tipos de postagem mais atraentes do Facebook são os vídeos. Os posts geram pelo menos 59% a mais de envolvimento do que outros tipos de postagem.

2. Melhor ranqueamento

Incluir vídeos no site e em artigos do blog favorece um melhor ranqueamento da página. Isso porque vídeos em sites aumentam o tempo de permanência do usuário na página e deixam o conteúdo mais completo, o que é um fator importante para o Google. Além disso, é possível ranquear o próprio vídeo no Google por meio do YouTube.

3. Educa mais

Com um vídeo de qualidade, é possível educar o usuário de forma muito mais eficiente e completa, ainda mais na área de saúde. É que às vezes os temas são bem complexos, por isso ao usar entrevistas ou animações é possível explicar muito melhor sobre as condições ou problemas de saúde. Uma pesquisa da Animoto afirma que os três principais tipos de vídeos de marca que as pessoas mais gostam são: como fazer, vídeos sobre promoções e lista de top 5.

4. Aumenta chances de conversão

Vídeos explicativos com storytelling têm um grande poder de persuasão. Com eles, é mais fácil mostrar o potencial do produto ou da empresa. Cerca de 93% das empresas afirma ter recebido um novo cliente graças a um vídeo nas mídias sociais, de acordo com o relatório da Animoto.

5. Aproxima mais a marca e gera emoções

Vídeos transmitem emoções de um jeito muito mais direto do que outros meios. E pessoas compartilham e interagem com emoções. O contato audiovisual ajuda a criar uma conexão com o usuário, além de passar mais convicção e credibilidade.

Com tudo isso em mente, você precisa se comunicar com sua persona, pensar em quais problemas ela tem e ajudá-la com soluções em seus conteúdos em vídeo. O mercado é competitivo, portanto, é necessário inovar e ser original. Além disso, é importante que o vídeo esteja adequado para cada plataforma. Hoje é possível usar vídeos no blog, landing page, redes sociais, e-mail marketing, YouTube, entre outros.

Está preparado para começar sua estratégia de vídeo marketing? Entre em contato conosco e te ajudaremos!

Nicole Lallée
Jornalista, já trabalhou com jornal impresso, rádio e sites de meios de comunicação. Migrou para o marketing digital e tem grande conhecimento em SEO e Google Analytics. De família argentina, tem fluência em espanhol, o que lhe garante bons trabalhos e a fala ligeirinha.