Entenda a importância de ter um site responsivo e conquiste seus usuários

Entenda a importância de ter um site responsivo e conquiste seus usuários
1 de julho de 2019 Nicole Lallée
Website responsivo nas telas de computador, tablet e celular

Em vez de ler, que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo:

Sua empresa tem um site, mas quando entra pelo celular ele fica desconfigurado? A leitura dos conteúdos e a experiência de navegação são prejudicadas? Para conquistar a pessoa que entra no seu site, você precisa seguir algumas regras e dicas importantes. Uma delas é ter um site responsivo! Antes isso era visto como um diferencial, mas hoje já é uma obrigação.

O que é um site responsivo?

Um site responsivo é aquele que está projetado para ser adaptado para qualquer tipo de dispositivo, seja desktop, mobile ou tablet. Ou seja, você sempre consegue acessar o site sem que a qualidade das imagens e das informações em textos sejam prejudicadas. Assim, a navegação do usuário é boa e não atrapalha a experiência.

De acordo com a Interaction Design Foundation, o termo “design responsivo” foi usado pela primeira vez pelo web designer e desenvolver Ethan Marcotte em seu livro “Responsive Web Design”. Na obra, ele explica que sites responsivos respondem às alterações na largura do navegador ajustando o posicionamento de elementos de design para que caibam no espaço disponível.

Para um design responsivo, é usada uma técnica de estruturação de sites baseada em HTML5 e CSS. Se você estiver lendo esse artigo pelo celular, vai perceber que ele é responsivo. Você não precisou ajustar a tela para conseguir ler. O layout mudou automaticamente de acordo com o tamanho da tela e os recursos do dispositivo.

Por que investir em sites responsivos?

Se você quer oferecer a melhor experiência no seu site e conquistar novos clientes com ele, é preciso ter um site responsivo. Assim, você atrai novos usuários e isso também ajuda a fidelizá-los. Entenda alguns dos benefícios!

Melhor posição no Google

Os sites que usam design responsivo são atualmente mais amigáveis ao mecanismo de pesquisa. Além disso, para sites responsivos, um único user agent do Googlebot só precisa rastrear sua página uma vez, em vez de vários user agentes rastrearem a página diversas vezes para recuperar todas as versões do conteúdo. Essa melhora na eficiência do rastreamento pode ajudar o Google indiretamente a indexar mais o conteúdo do seu site.

Mais acessível para dispositivos móveis

Segundo o Google, desde 1º de julho de 2019, a indexação que prioriza dispositivos móveis está ativada. A organização afirma que isso significa que o web design responsivo é ainda mais importante para que o site seja indexado. Além disso, a possibilidade de erros em dispositivos móveis é menor. É muito importante melhorar a experiência do usuário mobile já que, segundo o próprio Google, se as pessoas têm uma experiência negativa no celular, elas têm 62% menos chances de comprar da sua empresa no futuro.

Carregamento mais rápido

Por não exigir redirecionamento para usuários que têm uma visualização otimizada para dispositivos, o tempo de carregamento do site quando é responsivo é reduzido. A velocidade do site é um fator muito importante para conquistar o usuário. Mais da metade dos brasileiros conectados à internet esperam que os sites carreguem em menos de 3 segundos quando acessados pelo celular.

Ou seja, seu site ou da sua empresa precisa se atualizar e oferecer a melhor experiência para seu cliente. Ser responsivo vai te ajudar nesse objetivo!

E aí, seu site já é responsivo? Ainda não? Nós podemos te ajudar! Entre em contato conosco!

Nicole Lallée
Jornalista, já trabalhou com jornal impresso, rádio e sites de meios de comunicação. Migrou para o marketing digital e tem grande conhecimento em SEO e Google Analytics. De família argentina, tem fluência em espanhol, o que lhe garante bons trabalhos e a fala ligeirinha.