Você já ouviu falar de Marketing para Mecanismos de Busca?

Você já ouviu falar de Marketing para Mecanismos de Busca?
11 de março de 2019 Monisse Buchala
Computador mostrando website alcançando voo em seo

Saiba como otimizar seu site para ser encontrado facilmente na rede de pesquisa

O marketing digital é uma tendência tão grande e atual que é perfeitamente normal se atualizar quase todos os dias. Cada avanço tecnológico e/ou mudança de comportamento digital do público gera mais uma ponta do leque de suas categorias. Uma das mais novas apostas, por exemplo, se chama Marketing para Mecanismos de Busca.

Mais conhecido pelo seu termo em inglês, Search Engine Marketing (SEM), esse tipo de marketing visa basicamente garantir que o seu público-alvo te encontre. Seja de forma orgânica ou paga, suas técnicas vão te fazer aparecer em meio à vasta imensidão de opções que a internet oferece.

O que é o Marketing para Mecanismos de Busca?

Bom, vamos explicar do começo. Quando você decide fazer ações de marketing digital, além das redes sociais atualizadas, você precisa pensar em ter um site que fale da sua marca, produtos e serviços. E, claro, que ofereça um blog de conteúdos da sua área de atuação.

Imagine agora que o seu investimento foi alto, o seu site está lindo e possui conteúdos de qualidade. Mas, apesar disso, você ainda encara um pequeno problema: ninguém consegue encontrá-lo nos mecanismos de buscas, como o Google e o Bing, por exemplo.

É aí que entra o Marketing para Mecanismos de Busca, um conjunto de estratégias e técnicas que vão ajudar a otimizar o seu site para que ele sempre apareça na primeira página dos buscadores. E, de preferência, no topo, para que sua visibilidade seja certeira.

Como fazer Marketing para Mecanismos de Busca?

Já avisamos que o Search Engine Marketing não é um bicho de sete cabeças! Existem duas formas eficazes de realizar essas estratégias que podem (e devem) ser utilizadas ao mesmo tempo:

• Search Engine Optimization (SEO)

O SEO trabalha principalmente com a utilização correta de palavras-chaves que definem seu serviço/produto em todas as páginas do seu site e que sejam específicas dos assuntos dos conteúdos do blog. Então, dependendo de quem são os seus potenciais clientes, a linguagem e os termos que eles utilizam nas buscas podem variar.

Algumas vezes apostar só nas palavras-chaves mais óbvias não é a melhor estratégia. Utilize planejadores de palavras-chaves como o do Adwords, pense em sinônimos, faça pesquisas de teste no Google com termos similares e sempre cheque as sugestões do próprio Google. O SemRush é outra ferramenta que ajuda a otimizar o site com várias técnicas que levam ao aumento de tráfego e autoridade.

• Links patrocinados

A rede patrocinada do Google (Adwords) é a ferramenta de melhor resultado hoje em dia. Os anúncios de links patrocinados da plataforma aparecem em destaque (geralmente no topo da página) conforme as palavras-chaves pesquisadas por determinado usuário e relacionadas pelo anunciante.

Você paga pelo clique, mas é importante entender que entregar o resultado para o usuário no momento exato em que ele procura pela palavra-chave eleva as chances de conversão para o seu negócio. E, de quebra, contribui com a sua pesquisa orgânica.

Quer colocar no ar o seu site já otimizado e elevar as suas chances de ser encontrado? Entre em contato conosco agora mesmo!

Monisse Buchala
Publicitária, jornalista e escritora de romances, com pós-graduação em Cinema. Atua com produção de conteúdo, criação de campanhas e gerenciamento de redes sociais e outras plataformas de marketing digital. Nas horas vagas, escapa para os mundos fantásticos das séries e da literatura.