Persona: por que você precisa definir ao menos uma para sua empresa da área de saúde?

Persona: por que você precisa definir ao menos uma para sua empresa da área de saúde?
12 de junho de 2019 Nicole Lallée
Multidão de pessoas para representar personas

Se você trabalha na área de marketing ou publicidade, provavelmente já foi questionado sobre qual é o público-alvo do seu negócio. Quem compra seu produto ou serviço? Onde eles estão ou por quais meios se informam? Essas são algumas características necessárias para saber quem você quer atingir e construir estratégias de marketing assertivas. Dessa forma, surgiu na área o conceito de persona, que é essencial para o sucesso do seu negócio.

O que é persona?

Uma persona é uma representação fictícia de um cliente ideal. É importante não confundir com público-alvo, que é um conceito mais amplo. A persona é criada baseada em características específicas que a maioria dos seus clientes deve ter. Segundo o Instituto de Marketing de Conteúdo dos Estados Unidos, o desenvolvimento de persona é um processo personalizado, com conceitos validados e não suposições.

Para que você entenda melhor, vamos dar um exemplo prático no segmento de saúde. Um laboratório de análises clínicas de São Paulo pode produzir conteúdos sobre ultrassom e anunciar para todas as pessoas que moram em São Paulo. Porém, é muito mais difícil atingir uma pessoa qualificada quando se direciona para um público pouco segmentado.

Uma persona deste laboratório de análises clínicas poderia ser, por exemplo:

  • Maria Luisa, de 29 anos, advogada e mora no bairro de Moema, em São Paulo. Casou recentemente e está grávida. Ela se informa principalmente por redes sociais, como o Instagram, e-mail e sites de notícias, como do jornal Folha de S. Paulo. Seu objetivo agora é encontrar uma rede de apoio para sua gestação. Ela busca um laboratório de confiança perto de sua casa para realizar exames de pré-natal, como ultrassom morfológico.

Como criar personas?

Primeiro, você precisa analisar o perfil de cliente ideal e seus comportamentos. Para isso, é necessário pesquisar bastante e entrevistar clientes. É importante que não sejam palpites ou suposições. Para que seja feita uma persona de qualidade, é importante a assertividade. Por isso, se você já tem uma base de clientes, pode começar analisando seus pontos em comum em relação a vários fatores, como:

  • Gênero e idade;
  • Cargo e função;
  • Localização;
  • Nível de escolaridade;
  • Objetivos;
  • Desafios;
  • Preocupações;
  • Maneira que buscam informações;
  • Hábitos de compra.

No caso de produtos B2B, também é importante questionar qual é o tipo de empresa que compra seu serviço e qual é o cargo de quem compra. Ao responder questões detalhadas sobre o cliente que você tem ou busca, é possível visualizar melhor quem você quer atingir.

É preciso ter em mente o que a pessoa responsável pela compra de seu serviço busca na sua empresa. Pense também nos interesses dela e nos problemas que elas buscam solucionar que estejam relacionados com seu setor. Anote todos os dados que conseguir.

Com tudo isso, você pode unificar as informações que conseguir e elaborar um ou mais personagens fictícios. Assim como a Maria Luisa que citamos acima. Não é necessário se limitar a uma persona. É comum que empresas tenham mais do que uma persona definida. Mas também não exagere na quantidade para não perder o foco.

Por que definir personas na área de saúde?

Ao pensar e criar um perfil específico que você quer como cliente, é mais fácil direcionar conteúdos e anúncios com linguagem, tom e temáticas de interesse dele. Sem uma persona definida, é possível que o conteúdo vá para pessoas que nunca serão seus clientes.

Os benefícios de fazer marketing da sua marca com uma persona definida são vários. Veja alguns:

  • Ajuda a definir conteúdos mais atraentes e direcionados;
  • Possibilita segmentação de qualidade ao fazer anúncios;
  • Auxilia a definir melhor quais redes sociais são mais adequadas para seu negócio;
  • Aumenta chances de leads.

Depois de definir as personas, sua empresa se comunicará muito melhor com os clientes!

Nós, da Latinmed, somos especializados em comunicação e marketing na área de saúde e podemos te ajudar com a estratégia da sua empresa. Se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco!

Jornalista, já trabalhou com jornal impresso, rádio e sites de meios de comunicação. Migrou para o marketing digital e tem grande conhecimento em SEO e Google Analytics. De família argentina, tem fluência em espanhol, o que lhe garante bons trabalhos e a fala ligeirinha.