
Se você trabalha na área de marketing ou publicidade, provavelmente já foi questionado sobre qual é o público-alvo do seu negócio. Quem compra seu produto ou serviço? Onde eles estão ou por quais meios se informam? Essas são algumas características necessárias para saber quem você quer atingir e construir estratégias de marketing assertivas. Dessa forma, surgiu na área o conceito de persona, que é essencial para o sucesso do seu negócio.
O que é persona?
Uma persona é uma representação fictícia de um cliente ideal. É importante não confundir com público-alvo, que é um conceito mais amplo. A persona é criada baseada em características específicas que a maioria dos seus clientes deve ter. Segundo o Instituto de Marketing de Conteúdo dos Estados Unidos, o desenvolvimento de persona é um processo personalizado, com conceitos validados e não suposições.
Para que você entenda melhor, vamos dar um exemplo prático no segmento de saúde. Um laboratório de análises clínicas de São Paulo pode produzir conteúdos sobre ultrassom e anunciar para todas as pessoas que moram em São Paulo. Porém, é muito mais difícil atingir uma pessoa qualificada quando se direciona para um público pouco segmentado.
Uma persona deste laboratório de análises clínicas poderia ser, por exemplo:
- Maria Luisa, de 29 anos, advogada e mora no bairro de Moema, em São Paulo. Casou recentemente e está grávida. Ela se informa principalmente por redes sociais, como o Instagram, e-mail e sites de notícias, como do jornal Folha de S. Paulo. Seu objetivo agora é encontrar uma rede de apoio para sua gestação. Ela busca um laboratório de confiança perto de sua casa para realizar exames de pré-natal, como ultrassom morfológico.
Como criar personas?
Primeiro, você precisa analisar o perfil de cliente ideal e seus comportamentos. Para isso, é necessário pesquisar bastante e entrevistar clientes. É importante que não sejam palpites ou suposições. Para que seja feita uma persona de qualidade, é importante a assertividade. Por isso, se você já tem uma base de clientes, pode começar analisando seus pontos em comum em relação a vários fatores, como:
- Gênero e idade;
- Cargo e função;
- Localização;
- Nível de escolaridade;
- Objetivos;
- Desafios;
- Preocupações;
- Maneira que buscam informações;
- Hábitos de compra.
No caso de produtos B2B, também é importante questionar qual é o tipo de empresa que compra seu serviço e qual é o cargo de quem compra. Ao responder questões detalhadas sobre o cliente que você tem ou busca, é possível visualizar melhor quem você quer atingir.
É preciso ter em mente o que a pessoa responsável pela compra de seu serviço busca na sua empresa. Pense também nos interesses dela e nos problemas que elas buscam solucionar que estejam relacionados com seu setor. Anote todos os dados que conseguir.
Com tudo isso, você pode unificar as informações que conseguir e elaborar um ou mais personagens fictícios. Assim como a Maria Luisa que citamos acima. Não é necessário se limitar a uma persona. É comum que empresas tenham mais do que uma persona definida. Mas também não exagere na quantidade para não perder o foco.
Por que definir personas na área de saúde?
Ao pensar e criar um perfil específico que você quer como cliente, é mais fácil direcionar conteúdos e anúncios com linguagem, tom e temáticas de interesse dele. Sem uma persona definida, é possível que o conteúdo vá para pessoas que nunca serão seus clientes.
Os benefícios de fazer marketing da sua marca com uma persona definida são vários. Veja alguns:
- Ajuda a definir conteúdos mais atraentes e direcionados;
- Possibilita segmentação de qualidade ao fazer anúncios;
- Auxilia a definir melhor quais redes sociais são mais adequadas para seu negócio;
- Aumenta chances de leads.
Depois de definir as personas, sua empresa se comunicará muito melhor com os clientes!
Nós, da Latinmed, somos especializados em comunicação e marketing na área de saúde e podemos te ajudar com a estratégia da sua empresa. Se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco!