Setembro Amarelo: 18 dicas culturais para fazer pensar sobre saúde mental

Setembro Amarelo: 18 dicas culturais para fazer pensar sobre saúde mental
2 de setembro de 2019 Nicole Lallée

Já começou a programar o fim de semana? Que tal aproveitar para ler um livro ou assistir um filme ou série? Hoje começamos o #LMcultura e separamos algumas dicas para você curtir seus dias de folga.

Nós apoiamos a campanha Setembro Amarelo e buscamos incentivar o debate sobre cuidados com a saúde mental. Por isso, neste mês, escolhemos algumas opções de filmes, séries e livros que fazem pensar sobre uma mente saudável e contam a realidade de como é viver com alguns transtornos mentais.

Séries

1. United States of Tara
Nesta série, acompanhamos a história da protagonista Tara que sofre de um distúrbio chamado transtorno de múltiplas personalidades.

2. Sessão de Terapia
Ambientada em um consultório de psicanálise, a atração acompanha as emoções, angústias e histórias de cinco personagens falando com um terapeuta.

3. This is Us
Aborda questões familiares e condições como ansiedade, depressão, luto, pressão e estresse dentro de uma história com muito amor e empatia.

4. Merlí
Explora a temática das relações interpessoais tratando de questões que podem causar muita angústia, como a aceitação da sexualidade, a gravidez precoce e o bullying.

5. BoJack Horseman
Mostra a vida de um ex-astro de Hollywood que enfrenta questões existenciais intensas. A solidão e a depressão estão muito presentes no desenho.

6. Crazy ex-girlfriend
Mostra que as pessoas não podem ser definidas pela sua doença, mas que é necessário aprender a existir com ela.

Livros

1. Meus Tempos de Ansiedade, de Scott Stossel: o autor relata um caso pessoal e mostra uma pesquisa científica ampla sobre o distúrbio mental mais comum da atualidade.

2. O Apanhador no Campo de Centeio, de J.D. Salinger: trata sobre adolescentes que não conseguem se adaptar ou se encaixar no sistema.

3. As vantagens de ser invisível, de Stephen Chbosky: trata em como o suicídio afeta um jovem e o que pode levar alguém ao suicídio.

4. O Homem que Confundiu Sua Mulher com um Chapéu, de Oliver Sacks: narra com texto acessível para leigos casos de pacientes que têm deficiências cerebrais.

5. Mrs. Dalloway, de Virginia Woolf: narra histórias de personagens em crises repletas de nuances psicológicas que vivem momentos decisivos em suas vidas.

6. O Demônio do Meio-dia: uma anatomia da depressão, de Andrew Solomon: traz relatos da experiência do próprio autor com a doença e mitos sobre o tema.

Filmes

1. No Portal da Eternidade: trata sobre a vida do pintor Vincent Van Gogh, que lutou contra os avanços da depressão e as pressões sociais.

2. Uma mente brilhante: narra a história de um gênio da matemática que sofria de esquizofrenia.

3. Ouvidores de Vozes: documentário que retrata a realidade vivida por pacientes com esquizofrenia e estão em tratamento psiquiátrico na rede pública de saúde.

4. O lado bom da vida: trata sobre o transtorno bipolar de humor e as diferentes formas de amar e de lidar com traumas.

5. Divertidamente: narra de forma meiga como são as emoções e suas nuances por meio da personagem principal que é uma criança.

6. Para sempre Alice: conta a história de uma mulher diagnosticada com Alzheimer precocemente e sua relação com a doença e sua família.

Fique à vontade para sugerir mais opções culturais nos comentários e conte também o que achou de nossas sugestões!

Nicole Lallée
Jornalista, já trabalhou com jornal impresso, rádio e sites de meios de comunicação. Migrou para o marketing digital e tem grande conhecimento em SEO e Google Analytics. De família argentina, tem fluência em espanhol, o que lhe garante bons trabalhos e a fala ligeirinha.