Marketing digital: para alcançar resultados é preciso ter paciência!

Marketing digital: para alcançar resultados é preciso ter paciência!
10 de setembro de 2018 Monisse Buchala
Homem executivo sentado em cima de mesa meditando ao lado de quatro funcionários que o chamam

O tempo de retorno pode variar e é preciso medir muitos fatores para avaliar o desempenho

É perfeitamente normal que você invista dinheiro em algo e espere um retorno rápido e eficiente. Nenhuma empresa gosta de pensar que está apenas colocando dinheiro em algo que não vai trazer algum tipo de lucro. Mas a dica valiosa de hoje é segurar a expectativa!

Por que estamos dizendo isso? Talvez o marketing agressivo de antigamente apresentasse resultados mais imediatos e facilmente mensuráveis, mas não é assim que funciona no marketing digital, principalmente se a sua estratégia for baseada em marketing de conteúdo.

Estratégia e desempenho

O marketing digital tem alguns pontos de foco. Podemos citar a atração de mais clientes e vender seu produto/serviço como os principais, porém também falamos de posicionamento de marca, relacionamento próximo com os clientes e construção de credibilidade.

Ou seja, tudo isso envolve uma estratégia planejada para ser aplicada a longo prazo e construir pouco a pouco o caminho para o seu objetivo. Você precisa alimentar seu público constantemente, conquistá-lo, fidelizá-lo e agradá-lo, e isso certamente não vai acontecer do dia para a noite.

Além disso, nem sempre medir quantas vendas ou contratações de serviços aconteceram nos primeiros meses de anúncios reflete a eficácia da estratégia. Esse é o objetivo final, mas você precisa avaliar todo o conjunto de acessos e engajamento. Se esses números estiverem crescendo, então você está no caminho certo para concretizar o objetivo em questão.

Testar, recomeçar, acertar

O marketing digital tem uma vantagem imensa sobre o marketing da televisão, rádio, outdoors e outros veículos tradicionais, ele pode ser testado com paciência sem a perda total de investimentos.

O que isso quer dizer? Todo dia é um recomeço. Você pode testar os anúncios com pequenos valores em diferentes públicos e com o tempo de campanha que você achar necessário, fazendo as mudanças que quiser até acertar a estratégia. Nenhuma campanha precisa ser imutável.

Então, você pode tomar tempo para planejar e testar a sua campanha até que ela comece quase a se sustentar sozinha ao longo do tempo. Com a paciência e a dedicação necessárias, seus objetivos se tornaram palpáveis e seu investimento serão recompensados.

Precisando de ajuda nas estratégias de marketing digital da sua empresa? Entre em contato com a gente!

Publicitária, jornalista e escritora de romances, com pós-graduação em Cinema. Atua com produção de conteúdo, criação de campanhas e gerenciamento de redes sociais e outras plataformas de marketing digital. Nas horas vagas, escapa para os mundos fantásticos das séries e da literatura.