Redes sociais: dicas básicas para empresas

Redes sociais: dicas básicas para empresas
12 de novembro de 2018 Monisse Buchala
Teclado com adesivos de mídias sociais, como Facebook, Instagram e Youtube

Saiba o que é importante na hora da manutenção das suas páginas e perfis

Se você já decidiu criar as suas páginas empresariais ou perfis nas principais redes sociais para marcar presença e colocar em prática o marketing digital, está no caminho certo! Agora, para começar a colocar a sua atuação nas mídias em prática, confira as dicas simples que separamos e que podem te ajudar a fortalecer a sua marca.

Defina seu público

O primeiro passo ao criar suas redes sociais é entender para quem elas são direcionadas. Quem é seu público? Quais pessoas você pretende atingir com essa página? Existe uma diferenciação de sexo, idade e região? Tudo isso irá te ajudar a pensar em como utilizá-la para atrair as pessoas certas que consomem seu produto ou serviço.

Planeje seu conteúdo

Agora é a hora de começar a alimentá-las. Afinal, não adianta ter um perfil sem informações e atualizações. O efeito é quase o mesmo de não possuir um. Seus atuais e futuros clientes precisam estar por dentro das novidades da sua empresa e da sua área de atuação para que o interesse continue crescendo.

Por isso, é importante uma boa escolha dos temas, respeitando sempre a ética e a boa conduta da sua área, texto diretos e explicativos, com uma imagem personalizada e chamativa e uma periocidade de postagens para criar um relacionamento contínuo.

Não se esqueça do engajamento

Suas postagens estão bombando? O inbox e os comentários crescendo? Essa é a hora de dar atenção e trabalhar em cima desse retorno. Responda as perguntas dos seus seguidores, curta os comentários, forneça mais informações e os faça sentir acolhidos.

É dessa forma que você demonstra a sua dedicação e aumenta a credibilidade. Seus clientes continuarão voltando para a página e, consequentemente, a consumir o que é oferecido.

Aposte na automação

Essa dica é um bônus para você que quer realizar tudo isso que citamos, mas não tem tempo de se dedicar todos os dias à página por causa da agenda lotada. Você pode automatizar alguns passos e otimizar seu tempo!

Existem plataformas onlines e/ou aplicativos de celulares em que você pode:

  • Editar imagens com templates pré-prontos;
  • Editar vídeos de forma rápida;
  • Programar suas publicações para subirem nos dias e horários que preferir;
  • Programar e gerenciar seus anúncios de postagens patrocinadas quando houver.

Assim, no tempinho que resta, você pode se dedicar a responder seus seguidores.

Mas lembrando que, se você realmente não possui expertise e/ou tempo, nada disso precisa ser o seu trabalho. Uma agência pode fazer tudo isso e muito mais por você. Entre em contato conosco!

Publicitária, jornalista e escritora de romances, com pós-graduação em Cinema. Atua com produção de conteúdo, criação de campanhas e gerenciamento de redes sociais e outras plataformas de marketing digital. Nas horas vagas, escapa para os mundos fantásticos das séries e da literatura.