Redes Sociais: como utilizá-las na estratégia de marketing digital do seu negócio

Redes Sociais: como utilizá-las na estratégia de marketing digital do seu negócio
6 de agosto de 2018 Monisse Buchala
Pessoa digitando em teclado e sinais que representam curtidas, seguidores, compartilhamentos e engajamento do marketing digital

Entenda as características e finalidades das mídias socias mais populares

Com tantas redes sociais disponíveis nos dias de hoje e uma gama de funcionalidades oferecidas em cada uma delas, com novidades que surgem constantemente, é normal que você se sinta perdido quando está começando a pensar em uma estratégia de marketing digital.

É aí que surgem as dúvidas. Qual rede social eu deveria utilizar para a minha marca? E como utilizá-la da melhor maneira? A verdade é que cada uma das redes sociais mais populares dos dias atuais tem características e finalidades diferentes. Então, tudo vai depender da personalidade e do objetivo da sua marca. Confira!

Facebook

O Facebook é uma rede social em que a principal característica é o grande alcance, já que é uma das mais populares entre públicos de todas as idades. Provavelmente, a maioria das pessoas que você conhece possui um perfil nessa rede.

Entre as funcionalidades interessantes do Facebook podemos citar que há a possibilidade de criar postagens de texto com foto, gif, vídeos, com link externos, compartilhar postagens, fazer lives e criar eventos para as company pages. Além disso, o perfil da empresa ou do profissional pode participar de grupos específicos de assuntos relevantes.

Então, o Facebook é um ótimo canal para:

  • Divulgar seu negócio e lançar ofertas e promoções de produtos e serviços, utilizando conteúdos chamativos e diferentes, com um alto alcance. Porém, ao mesmo tempo, com a possibilidade de segmentar seu público nos anúncios por idade, região e interesses, sendo muito mais certeiro.
  • Engajar com seu público por comentários, grupos e inbox que, inclusive, facilita muito a comunicação direta e rápida, sendo hoje mais utilizado que o SAC/mensagem do site ou telefone para tirar dúvidas.
  • Construir e fortalecer a imagem da sua marca.

Instagram

O Instagram é conhecido como um canal em que as pessoas postam fotos e vídeos do seu cotidiano. Essa já é uma rede social extremamente visual, que ainda tem uma predominância de um público mais jovem e mais engajado com o meio social.

Para a sua marca o propósito vai ser o mesmo! Como assim? A melhor estratégia é trazer a sua empresa ou sua imagem para mais perto da realidade e, por consequência, do público, da maneira mais visual possível.
Então, o Instagram é um ótimo canal para:

  • Mostrar como é o cotidiano da empresa ou profissional, os trabalhos pontuais feitos no dia a dia e eventos. Essa relação de mostrar os bastidores ajuda a aproximar o cliente da marca.
  • Anunciar produtos e novidades da forma mais visual. Por isso, se o objetivo principal for vender produtos, as fotos, vídeos e stories são essenciais.
  • Realizar tutoriais de produtos ou serviços e receber feedbacks, até mesmo por meio de enquetes questionando seu público.

Twitter

Se você quer falar de notícia rápida e curta, o Twitter é a rede social certa. As postagens são obrigatoriamente de, no máximo, 280 caracteres e a maneira de postagem é diferente.

Isso quer dizer que, nas outras mídias geralmente se posta uma vez ao dia ou uma quantidade definida por semana. No Twitter, você deve postar várias vezes ao dia porque os assuntos se tornam ultrapassados muito rapidamente.

Então, o Twitter é um ótimo canal para:

  • Fazer chamadas para as matérias do seu Blog e assuntos importantes do site.
  • Postar fotos ou updates de eventos da empresa em tempo real.
  • Comentar assuntos relevantes do momento para mostrar que você está antenado no que está rolando.
  • Interagir diretamente e rapidamente com seus seguidores, fortalecendo a comunicação e o relacionamento com o público.

Linkedin

Diferente das demais redes sociais, o Linkedin tem uma proposta totalmente profissional. Ou seja, ele não é utilizado com a mesma frequência que as outras e muito menos para passar o tempo.

Essa rede social está voltada para o mundo corporativo, seja para o posicionamento institucional das empresas e a busca de novos colaboradores, como para que os profissionais saibam mais das empresas de suas áreas de atuação e encontrem vagas de trabalho.

Então, o Linkedin é um ótimo canal para:

  • Reforçar as ideias e valores institucionais da sua marca.
  • Mostrar o seu conhecimento (aumentando assim a sua credibilidade e referência) sobre a sua área de atuação por meio de conteúdos informativos na company page ou perfil profissional.
  • Encontrar novos profissionais da sua área para contratação.
  • Networking com profissionais e empresas da área.

Agora que você já sabe para qual finalidade cada uma das redes sociais pode ser utilizada, entenda mais sobre as vantagens de estar presente nelas!

Publicitária, jornalista e escritora de romances, com pós-graduação em Cinema. Atua com produção de conteúdo, criação de campanhas e gerenciamento de redes sociais e outras plataformas de marketing digital. Nas horas vagas, escapa para os mundos fantásticos das séries e da literatura.