E-mail marketing ou Newsletter? Qual formato eu devo usar?

E-mail marketing ou Newsletter? Qual formato eu devo usar?
18 de fevereiro de 2019 Monisse Buchala
Indivíduo conectado com celular e notebook enquanto recebe vários e-mails

O marketing digital oferece diferentes formatos para serem explorados pelas empresas na hora de impactar, captar e convencer seus clientes. Entre aqueles conteúdos um pouco mais densos e menos instantâneos podemos citar o e-mail marketing e a newsletter.

Os dois se parecem tanto na linguagem quanto nos modelos de layout, mas, na verdade, servem para propósitos distintos. E aí surgem as dúvidas: quais são esses propósitos? Qual formato é melhor? Quando você deve utilizá-los? Vamos descobrir a seguir!

Quando utilizar o e-mail marketing?

Se a informação que você quer disseminar é pontual, então esse é o melhor formato. O e-mail marketing não tem uma periodicidade definida e nem um padrão a ser seguido. O seu objetivo geralmente é promover o assunto abordado no momento de envio.

Por ser um formato longo, ele te permite colocar informações mais densas, porém com o intuito de promovê-las apenas enquanto elas estão acontecendo. E elas serão ou não aproveitadas pelos clientes que receberem.

Ou seja, se a sua empresa fez alguma mudança que precisa ser avisada aos seus clientes, se está oferecendo um produto ou um serviço novo, se por acaso resolveu colocar alguma promoção imperdível e limitada para rolar, esse é o seu meio de contato.

Quando utilizar a newsletter?

A newsletter, por sua vez, precisa de uma periodicidade definida e vem com o propósito de informar seus clientes constantemente, sem esperar uma venda em troca. O foco aqui é o relacionamento próximo e o engajamento com o seu público.

Disparadas semanal, quinzenal ou então mensalmente, as newsletters levam aos seus clientes notícias relevantes sobre a sua área de atuação e novidades sobre os produtos e/ou serviços diante do mercado. As suas informações são para conhecimento e agregam algum tipo de valor para quem está lendo.

Por isso, é ideal que ela leve sempre também conteúdos novos do seu blog. Além de ajudar a aumentar a visibilidade do seu site, contribui com o aumento da sua credibilidade no assunto.

Inclusive, fica aqui a dica! Coloque no seu site uma área de cadastro para quem quer receber uma newsletter sobre os assunto que você aborda. Assim, você também aproveita para captar novos leads no processo!

Quer saber por onde começar com as suas estratégias de marketing digital via e-mail? Entre em contato conosco e vamos colocá-las em prática!

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Monisse Buchala
Publicitária, jornalista e escritora de romances, com pós-graduação em Cinema. Atua com produção de conteúdo, criação de campanhas e gerenciamento de redes sociais e outras plataformas de marketing digital. Nas horas vagas, escapa para os mundos fantásticos das séries e da literatura.