3 estratégias para o marketing institucional de uma empresa

3 estratégias para o marketing institucional de uma empresa
17 de dezembro de 2018 Monisse Buchala
Tablet com imagem de rede de marketing

Confira o que você pode fazer para dar visibilidade e credibilidade aos valores da sua marca

É claro que toda empresa que pensa em investir em marketing tem como objetivo vender seus produtos e serviços. Mas é importante entender que a imagem da sua marca e como ela se coloca no mercado faz muita diferença na hora de fechar um negócio. Quanto mais conhecida e confiável é sua empresa, mais atrairá seu público.

É aí que entra o marketing institucional, estratégias que ressaltam os valores da sua marca e aumentam a identificação das pessoas com ela. Tudo bem, mas você quer saber como fazer isso, certo? Vamos te contar algumas ideias!

Vídeos depoimentos

Que os vídeos são uma ótima estratégia dentro do marketing atual, principalmente no meio digital, não é uma novidade. Então é claro que eles não ficariam de fora do marketing institucional.

Vídeo depoimento significa você trazer colaboradores para falar sobre a sua marca e as experiências dentro da empresa. Assim, você apresenta ao mundo a equipe por trás dos serviços e conta histórias que trazem proximidade com o público. Ninguém conhece a sua marca e pode defendê-la e ressaltar seus valores melhor do que quem a vive todos os dias.

Marketing Social

Essa estratégia, além de reforçar o papel ativo da empresa na sociedade, também tem um objetivo final muito bacana, pois envolve promover ideias, atitudes e comportamentos que podem gerar mudanças positivas na realidade social de uma região ou mesmo do país.

Ou seja, a empresa pode escolher patrocinar um evento e/ou realizar ações, como caravanas de saúde ou arrecadações de fundos, que ajudam uma causa social importante. Lembrando que a escolha deve estar associada também aos valores da marca.

Marketing Cultural

Aqui o intuito é parecido com o do marketing social, porém voltado à cultura de uma região ou do país. A empresa associa a sua imagem a eventos e projetos culturais importantes por meio de patrocínio (filmes, shows, peças de teatro, exposições de arte, entre outros).

Além de contribuir com o cenário cultural do país e promover a sua identidade como empresa, também existe a vantagem de realizar outras ações de marketing vinculadas, como distribuir brindes no evento (Marketing Promocional) ou oferecer ingressos aos colaboradores (Endomarketing).

Agora que você já sabe algumas estratégias legais de marketing institucional, que tal deixar a gente te ajudar a colocá-las em prática? Entre em contato conosco!

Publicitária, jornalista e escritora de romances, com pós-graduação em Cinema. Atua com produção de conteúdo, criação de campanhas e gerenciamento de redes sociais e outras plataformas de marketing digital. Nas horas vagas, escapa para os mundos fantásticos das séries e da literatura.