Marketing Promocional: conceito e aplicação

Marketing Promocional: conceito e aplicação
24 de dezembro de 2018 Monisse Buchala
Jogo de dardos

Entenda como essa estratégia pode ajudar a sua marca

Marketing é uma palavra que envolve um conceito amplo de ações e estratégias, por isso ele se divide em tantas vertentes e formas. Tudo sempre depende do seu objetivo final.

Hoje, nós vamos falar de um dos tipos mais antigos, que sempre acompanhou o marketing agressivo de vendas e é muito presente dentro do marketing digital – inclusive, o queridinho das blogueiras/influencers e do público em geral: o marketing promocional.

O que é

O marketing promocional envolve ações e estratégias com duas finalidades que se completam: o incentivo de compra e/ou fidelização dos clientes e a visibilidade da sua marca. Ou seja, o marketing promocional acaba gerando mais valor para a sua empresa como um todo.

Por meio dessa estratégia, você também consegue se aproximar muito mais do público-alvo, alimentando o relacionamento com aqueles que já consomem seu produto/serviço – eles também acabam se sentindo valorizados e atendidos – e atrair novos clientes.

Especialistas da área de marketing ainda afirmam que esse é um ótimo investimento para sair na frente da sua concorrência e até ofuscar a visibilidade dela. Campanhas promocionais acabam ganhando destaque e diferenciando a sua marca das outras.

Ações de marketing promocional

Existem maneiras diferentes de aplicar o marketing promocional. Algumas são mais fáceis e acessíveis para a empresa e outras envolvem mais investimento, mas todas possuem um bom retorno. As ações podem ser:

  • Demonstração/Experimentação: de um produto ou serviço, que permite que o cliente experimente e fique com gostinho de quero mais. É o caso dos brindes, amostras grátis, provas de comidas e bebidas em supermercados e teste de maquiagem em lojas de cosméticos, por exemplo.
  • Eventos promocionais: festas de lançamentos de produtos e/ou lojas, estandes em feiras e eventos da sua área de atuação ou mesmo em outros tipos de eventos que permitam a apresentação e/ou comercialização.
  • Concursos/Sorteios: o mais utilizado no marketing digital. Seja de viagens, cursos, ingressos, produtos, o importante é oferecer algo que seu público queira e para que ele participe tenha que engajar com a sua marca de alguma forma, gerando mais visualizações para você.
  • Programas de fidelização: que envolvem cadastro e vínculo com a sua marca para juntar pontuações e retirar prêmios. É um incentivo para que o consumo continue acontecendo sempre.
  • Promoções: mais utilizadas em lojas de varejo, são ofertas por tempo limitado que levam alguma vantagem para o cliente. Preços promocionais relâmpagos (como a Black Friday), pague um leve dois, embalagens promocionais de um tema (como as da época da Copa do Mundo, por exemplo), e outras ações do tipo.

Gostou do artigo? Confira outros textos sobre marketing em nosso blog.

Monisse Buchala
Publicitária, jornalista e escritora de romances, com pós-graduação em Cinema. Atua com produção de conteúdo, criação de campanhas e gerenciamento de redes sociais e outras plataformas de marketing digital. Nas horas vagas, escapa para os mundos fantásticos das séries e da literatura.