Por que sua empresa deve investir no desenvolvimento da identidade visual

Por que sua empresa deve investir no desenvolvimento da identidade visual
25 de março de 2019 Monisse Buchala
Designer desenvolvendo logotipo de uma cafeteria

O conceito e o reconhecimento da sua marca dependem disso

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Quando você chega em uma loja, empresa, restaurante ou qualquer tipo de estabelecimento comercial, o que é a primeira coisa que você vê? O nome? O logo? A fonte? As cores? E quando você recebe uma comunicação desse estabelecimento, o reconhece por todos esses itens? Essa junção de elementos se chama identidade visual.

Ou seja, são todos os símbolos e elementos gráficos que compõe a marca da sua empresa e estão presentes nos materiais promocionais, pontos de vendas e mesmo no site e redes sociais. E é essencial entender que a identidade visual da sua empresa é uma prioridade.

A importância da identidade visual

Você se lembra daquela frase famosa “a primeira impressão é a que fica”? Ela se encaixa perfeitamente quando falamos de identidade visual. Esta é a cara da sua empresa, o que a melhor representa e o primeiro contato que qualquer cliente ou potencial cliente terá com ela.

Então, a missão, a visão e os valores da sua empresa estarão refletidos também no nome, no slogan, nas cores e em todas as imagens que, juntas, ilustram o rosto da sua marca. Por isso, não é só a beleza estética que conta nessas horas.

É importante que essa identidade visual seja realmente pensada. Os profissionais da área de design estudam o briefing da sua empresa para estruturar um conceito visual que a transmita claramente e passe segurança e confiança aos clientes.

Além disso, a identidade visual também facilita a identificação da sua empresa em todos os locais que ela se encontra. Se bem-feita e marcante, os clientes são capazes de reconhecê-la imediatamente mesmo nas peças em que não são todos os elementos que estão presentes.

Como criar uma identidade visual

O primeiro passo é a sua empresa ter uma definição muito clara dos objetivos não só comerciais, mas sociais que ela quer representar no mercado. Um bom plano de negócios consegue apontar o que está por trás do conceito da marca e do seu nome. É com isso que o designer irá trabalhar.

Procure um profissional de confiança e repasse a ele todas as informações importantes que compõe a sua empresa. Deixe que ele trabalhe com a imaginação e a inovação, e busque criar a conexão emocional com seus clientes por meio da sua identidade.

E lembre-se que é essencial que todas as suas comunicações – impressas, digitais, a decoração dos pontos físicos e mesmo o design dos seus produtos – conversem e estejam em harmonia. A empresa e o design são complementos e precisam andar sempre juntos.

Já se convenceu da importância de investir na sua identidade visual? O nosso time conta com designers experientes e preparados para te ajudar com o desenvolvimento. Entre em contato conosco agora mesmo!

Monisse Buchala
Publicitária, jornalista e escritora de romances, com pós-graduação em Cinema. Atua com produção de conteúdo, criação de campanhas e gerenciamento de redes sociais e outras plataformas de marketing digital. Nas horas vagas, escapa para os mundos fantásticos das séries e da literatura.