Há algum tempo tenho observado nas reuniões de briefing com os clientes que frequentemente os problemas relatados pela maioria deles não são exatamente aqueles que os impedem de se projetarem no mercado. O que mais se ouve durante esse processo de imersão na “dor” do cliente é que ele precisa vender mais e, se possível, de uma maneira que não pareça vendedora.
Para quem está profundamente envolvido com o processo de marketing digital e comunicação 4.0 esse é um pedido completamente viável, desde que o cliente compreenda a importância de criar uma estratégia de comunicação integrada.
É muito comum que grandes empresas contratem mais de uma agência de comunicação. Às vezes uma de relações públicas, outra para grandes campanhas publicitárias e mais uma para a gestão do marketing digital. Pode funcionar, mas desde que exista integração e alinhamento da comunicação e estratégia entre todos: cliente e agências.
Produção de conteúdo x gestão das mídias
Isso quer dizer que não basta apenas criar conteúdos de qualidades e otimizados de acordo com todas as técnicas que o farão se destacar em mecanismos de buscas ou serem aceitos em campanhas. Para que o trabalho tenha realmente relevância e obtenha resultados é preciso que a comunicação seja integrada e gerida com foco em resultados.
Exemplificando: de que adianta criarmos um conteúdo para blog extremamente otimizado para SEO (Search Engine Optimization), entregá-lo ao cliente e no momento de inseri-lo no sistema do blog isso não seja feito de maneira adequada? Acho que a resposta é óbvia, já que toda a otimização será perdida.
O mesmo vale para campanhas de remarketing que não têm públicos definidos. E também para canais de comunicação com o público final que não estejam abertos para diálogos focados em qualidade de relacionamento e empatia com o usuário.
Como ter uma gestão integrada?
Ou seja, para se destacar em meio a tantos concorrentes, ter um bom conteúdo já não basta. É necessário criar uma estratégia de comunicação 360 graus que esteja profundamente integrada em sua base. Para que isso aconteça, o primeiro passo é garantir que exista conversa entre as áreas de gestão de saúde, marketing, comercial, relacionamento com o cliente e demais setores da empresa. E esse diálogo deve ser orientado dentro de um interesse comum que compreenda todos esses setores.
Em termos de investimentos, isso significa que a aparente economia que se faz ao optar em contratar apenas produção de conteúdo cada vez mais pode acarretar em desperdício financeiro. Para que se converta em resultados, esse produto precisa ser coordenado estrategicamente, com uma gestão acompanhada diariamente. E então, será que a comunicação da sua empresa está mesmo assistida adequadamente?
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