Conheça 3 formatos de produção de conteúdo para marketing digital

Conheça 3 formatos de produção de conteúdo para marketing digital
25 de junho de 2018 Monisse Buchala
Infográfico com vários desenhos que representam características do marketing digital

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Não é novidade para ninguém que a internet é a nossa aliada em praticamente todos os aspectos da nossa vida hoje em dia, certo? E desde a década de 90 que ela também é utilizada para o mundo da propaganda, por meio do que chamamos de estratégias de marketing digital.

Basicamente, marketing digital são as informações e as ações nos meios digitais que as empresas elaboram para se promover e aproximar os clientes da sua marca. E uma das estratégias mais utilizadas atualmente é o marketing de conteúdo.

Existem diversos formatos que podem ser utilizados para levar informação ao seu público ao mesmo tempo em que você cria um vínculo e uma comunicação direta com ele. Confira 3 deles e como utilizá-los!

E-mail marketing

O principal objetivo desse formato é construir uma comunicação constante com o público e, assim, gerar uma fidelidade na hora da compra. Como essa comunicação é feita semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente, ela funciona como um branding (divulgação da marca), não deixando que o público se esqueça da sua empresa.

É recomendado principalmente para divulgar promoções de produtos/serviços e mostrar novidades da marca. Sem contar que o formato permite que você dê uma boa introdução a um assunto e disponibilize links para que as pessoas acessem o conteúdo em seu site (matérias do blog, ebooks) para saber mais.

Atualmente, existem várias plataformas nas quais você pode programar uma sequência de e-mails marketing e de maneira personalizada. Ou seja, as pessoas recebem com seus nomes e de acordo com seus interesses. Para entender as diferenças entre e-mail marketing e newsletter, confira nosso post “E-mail marketing ou Newsletter? Qual formato eu devo usar?”.

eBooks

Essa é uma das peças que mais dão retorno no marketing digital de hoje em dia. Isso porque, antes de mais nada, torna a sua empresa referência nos assuntos abordados, já que a peça permite um aprofundamento do tema, o que gera mais credibilidade para o seu nome.

Informar seu público sobre a sua área de atuação é um benefício direto para você. Quanto mais ele entender por que deve consumir, maiores são as chances de ele adquirir seus produtos ou serviços, e ainda compartilhar seu material com outras pessoas.

Outra grande vantagem é que, oferecendo um material rico para ser baixado em troca, o seu público não se importará de preencher um formulário para recebê-lo. Assim, você tem acesso a uma lista segmentada de e-mails para continuar a comunicação como, por exemplo, por meio de e-mails marketing.

Infográficos

Você sabia que 90% das informações transmitidas ao nosso cérebro são visuais? Isso quer dizer que é mais fácil para nós entender uma informação por meio de uma imagem do que de um artigo escrito.

Ou seja, o infográfico, que é totalmente visual e colorido, é uma ótima aposta de formato para, por exemplo, esclarecer dúvidas, dar dicas e informar dados de estatísticas.

Além disso, ele passa um tom mais descontraído e fácil para o assunto e chama mais a atenção, principalmente nas redes sociais, nas quais pode ser compartilhado com apenas um clique, garantindo um bom engajamento.

Se tiver interesse em montar uma estratégia de marketing digital para sua empresa, entre em contato conosco e te ajudaremos!

Monisse Buchala
Publicitária, jornalista e escritora de romances, com pós-graduação em Cinema. Atua com produção de conteúdo, criação de campanhas e gerenciamento de redes sociais e outras plataformas de marketing digital. Nas horas vagas, escapa para os mundos fantásticos das séries e da literatura.