SEO: como essas três letrinhas ajudam no ranking do seu site no Google

SEO: como essas três letrinhas ajudam no ranking do seu site no Google
17 de setembro de 2018 Monisse Buchala
Homem com celular e caneca azul nas mãos e tela de busca com a palavra "SEO"

Algumas técnicas fazem toda a diferença no seu posicionamento do Google

Imagine que você acabou de dar uma repaginada no site da sua empresa e o design dele está moderno, clean e muito bem feito. E os seus conteúdos são de dar inveja. Porém, existe só um probleminha, ninguém consegue encontrar você nas buscas orgânicas do Google.

É aí que entra o SEO (Search Engine Optimization), sinônimo de otimização de sites. Ou seja, essas três letrinhas mágicas são nada mais do que um conjunto de técnicas e estratégias que melhoram o ranking do seu site nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca mais utilizados no mundo.

Como eu começo?

Se nós formos explorar o SEO a fundo, muita coisa pode ser feita para melhorar o seu site, mas existe um conceito básico por trás dessa sigla para você dar o primeiro passo: você precisa entender quem é o seu público-alvo e como ele busca pelo seu produto ou serviço no meio digital.

Como assim? Nós explicamos! O SEO trabalha principalmente com a utilização correta de palavras-chaves que definem seu serviço/produto em todas as páginas do seu site e específicas dos assuntos dos conteúdos do blog. Então, dependendo de quem são os seus potenciais clientes, a linguagem e os termos que eles utilizam nas buscas podem variar.

Algumas vezes apostar só nas palavras-chaves mais óbvias não é a melhor estratégia. Utilize planejadores de palavras-chaves como o do Adwords, pense em sinônimos, faça pesquisas de teste no Google com termos similares e sempre cheque as sugestões do próprio Google.

O que mais eu posso fazer?

Outra dica importante para complementar a estratégia de palavras-chaves dos seus conteúdos é entender que toda a estrutura do texto conta. Como você monta seu título e seu subtítulo, o tamanho do seu texto e o número de palavras-chaves de destaque e de vezes que elas aparecem, por exemplo.

Além disso, elementos como hiperlinks que levam para fontes fora do seu site ou para outro conteúdo complementar no seu próprio blog são de extrema importância para o SEO e também para o seu público, que saberá para onde ir caso queira mais informações.

Não se esqueça ainda de escolher uma imagem que combine com o assunto abordado e dar um nome a ela dentro do seu site, pois uma imagem com o nome de “image”, por exemplo, é uma desvantagem no rankeamento.

Quanto mais informações estiverem disponíveis para o seu público te encontrar e se sentir satisfeito com o conteúdo oferecido, mais o Google vai entender que o seu site é relevante.

Mas não se desespere! Nós sabemos que são muitas regras para entender. É por isso que você pode deixar a otimização do seu site e do seu conteúdo com a gente. Entre em contato agora mesmo!

Monisse Buchala
Publicitária, jornalista e escritora de romances, com pós-graduação em Cinema. Atua com produção de conteúdo, criação de campanhas e gerenciamento de redes sociais e outras plataformas de marketing digital. Nas horas vagas, escapa para os mundos fantásticos das séries e da literatura.