Equilibrar a vida pessoal e profissional aumenta a qualidade de vida

Equilibrar a vida pessoal e profissional aumenta a qualidade de vida
19 de maio de 2014 Latinmed

Encontrar um ponto de equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho é fundamental para ter uma boa qualidade de vida. Está provado que quando o profissional não está bem consigo mesmo o trabalho não rende. Há desinteresse, falta de motivação e falta de comprometimento.

O bem-estar está diretamente ligado ao desempenho dos funcionários das empresas. Hoje em dia as pessoas buscam no trabalho mais do que um bom salário, elas querem encontrar um ambiente onde exista respeito, liberdade, transparência e flexibilidade, além de trabalhar com algo que realmente gostam.

Porém, o bem-estar emocional, físico e mental dos funcionários está ligado diretamente a outro fator: o equilíbrio. Cada um pode encontrar seu caminho para equilibrar trabalho e vida pessoal, reservando também alguma atenção para lazer, atividades físicas e boa alimentação.

O bom funcionário deve saber desmistificar o tempo. O acúmulo de funções deve ser substituído por pensar melhor nas atividades exercidas, pensar no que ele poderia resolver sozinho e naquilo que ele poderia delegar a outra pessoa.

A grande sacada encontra quem consegue separar o que é importante do que é urgente. Outro desafio é aprender a dizer não a alguns compromissos desnecessários. Estes são pontos que farão com que o profissional execute suas tarefas de forma muito mais eficiente. Também sabem melhor aproveitar as oportunidades aqueles que reconhecem a grande escola que é a empresa.

O sucesso no trabalho pode ser obtido quando cada profissional cuida de si mesmo e mantém a autoestima em alta, sabe trabalhar em equipe, delega tarefas e aprende a observar os sinais que o seu corpo dá, reconhecendo seus próprios limites.

Seja previsível!

  1. Controle a língua e as promessas – só prometa o que vai cumprir
  2. Se não puder cumprir algo, avise antes e dê uma explicação adequada
  3. Aprenda a dizer “não” sem culpa e sem dor, pois isso é melhor que dizer sim e não fazer
  4. Nunca invente desculpas esfarrapadas, pois ninguém é tolo
  5. Ao assumir compromissos, vá até o fim
  6. Mantenha regularidade em horários, processos e condutas fundamentais para a eficiência do trabalho
  7. Respeite-se – valorize a própria reputação, pois, se você não o fizer, ninguém vai fazê-lo por você