Seu site é rápido? Entenda a importância da velocidade do site para ter bons resultados

Seu site é rápido? Entenda a importância da velocidade do site para ter bons resultados
8 de janeiro de 2020 Nicole Lallée
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Não importa qual seja seu objetivo com o site da sua empresa. Pode ser venda, tráfego ou leads. Ter um site ágil é essencial. A velocidade do site impacta no SEO (Search Engine Optimization) e na experiência do usuário que navega nas páginas do site, e pode ser um grande diferencial.

Por que se preocupar com a velocidade do seu site?

O Google já indicou que a velocidade do site e, assim, o tempo de carregamento das páginas, é um dos fatores usados por seu algoritmo para ranquear as páginas. “Sites mais rápidos não apenas melhoram a experiência do usuário; dados mostram que melhorar a velocidade do site também reduz os custos operacionais”, afirma o comunicado do Google.

Assim sendo, se a velocidade do seu site for lenta, isso pode estar afetando negativamente a indexação na plataforma de pesquisa orgânica do Google e a navegação do usuário. Isso principalmente na navegação mobile, que está em ascensão.

O que é um site lento?

Velocidade de carregamento x Probabilidade de abandono

Fonte: Think with Google

Imagine que um cliente entra no seu site para agendar um exame médico ou para ler um conteúdo informativo com dicas de saúde, mas o site demora para carregar. Quem tem paciência para esperar muito tempo um site carregar? Ainda mais atualmente, em que a sociedade está cada vez mais acelerada e as pessoas estão sempre na correria.

De acordo com uma pesquisa do Google em 2018 , 53% dos usuários de dispositivos móveis saem de um site que leva mais de três segundos para carregar.

O problema é que a mesma pesquisa revelou que o tempo médio de carregamento em dispositivos móveis é de 15 segundos. A maioria dos sites ainda deixa a desejar no que se refere ao tempo de carregamento das suas páginas. Um estudo realizado pela SEMrush, ferramenta que usamos aqui na Latinmed, revelou que mais de 82% dos sites apresentam problemas de desempenho, como velocidade de carregamento da página baixa.

 

Como melhorar a velocidade do meu site?

Tudo o que você precisa fazer é entender porque os sites estão carregando lentamente e onde é possível melhorar para acelerar. Existem várias ferramentas que ajudam a testar a velocidade do site, como:
Page Speed Insights;
GTmetrix;
Pingdom.

Estas ferramentas dão notas e indicam algumas questões que podem ser corrigidas para que o site fique mais ágil. A seguir explico algumas das recomendações mais comuns:

Melhorar o desempenho do servidor

Quando o site recebe muitos acessos, como canais de notícias, blogs e e-commerces, é recomendado investir em um servidor capaz de suportar o grande número de visitantes simultâneos. Ter um servidor dedicado, ou seja, aquele que disponibiliza o serviço com total exclusividade para o cliente, é importante, pois ele tem mais recursos de armazenamento e de processamento de dados.

Reduzir redirecionamentos

Ter muitos redirecionamentos pode deixar seu site mais lento. Isso porque quando se clica em um link mobile comum, o servidor fornece o documento encontrado no link. Mas um redirecionamento significa que não há um documento naquele link. Portanto, o servidor precisa ir até a página onde documento está e recuperá-lo. Esse processo pode levar alguns segundos até que a página correta carregue. O especialista em SEO Neil Patel recomenda o uso do Redirect Mapper do Varvy para ver quantos redirecionamentos você tem em uma página. Assim você pode mudar aqueles que não forem necessários.

Ajustar tamanhos de imagens

O uso de imagens em um site é bom, pois atrai o usuário de forma visual e traz benefícios de SEO. Porém, é necessário cuidado para não exagerar. Elas podem ser os arquivos mais pesados de um site. Uma opção é usar compactadores para diminuir o tamanho das fotos. Existem plugins de otimização de imagens para WordPress, como o Optimus e o Tinypng. A SEMrush indica o uso da Tinny PNG. Com ela, você pode fazer upload das imagens a serem compactadas/otimizadas e, depois, poderá baixar as imagens compactadas para serem usadas ou substituídas no site.

Minimizar arquivos JavaScript e CSS (Cascading Stylesheets)

Ao otimizar seu código, você pode aumentar a velocidade da página. A pesquisa da SEMrush citada anteriormente revelou que 68% dos sites apresentam arquivos JavaScrip e CSS não-minificados. Mas é possível simplificar esses códigos removendo linhas desnecessárias, comentários dispensáveis e espaços em branco. Esses arquivos são escritos com excessos para facilitar futuras edições, porém, podem ser alterados.

Existem ferramentas que ajudam nesse procedimento, como o YUI Compressor e o JSMin. Mas é importante sempre fazer um backup antes de fazer grandes mudanças, pois existe a possibilidade de o tema do seu site ou algum arquivo ser afetado.

Algumas dessas dicas são fáceis de implementar, mas algumas exigem conhecimentos mais técnicos. Se precisar de ajudar, nós temos uma equipe que pode analisar seu site e realizar as melhorias necessárias! Fale conosco!

Nicole Lallée
Jornalista, já trabalhou com jornal impresso, rádio e sites de meios de comunicação. Migrou para o marketing digital e tem grande conhecimento em SEO e Google Analytics. De família argentina, tem fluência em espanhol, o que lhe garante bons trabalhos e a fala ligeirinha.