Não é novidade que os exercícios físicos fazem bem para a saúde no geral e ajudam a prevenir diversas doenças. E cada indivíduo pode e deve escolher as atividades físicas que mais se encaixam em seu perfil e o fazem experimentar a sensação de bem-estar em seus momentos de lazer.
Quando falamos do âmbito profissional, é importante lembrar que os impactos negativos da rotina de trabalho, como a pressão e o estresse do dia a dia, podem gerar problemas físicos, psicológicos e sociais. Em contrapartida, a prática de exercícios físicos pode ser um fator que alivia essa tensão e contribui para o relaxamento.
Logo, também é papel da empresa se preocupar com a segurança e a saúde de seus colaboradores. Pensando que um bom ambiente de trabalho e a qualidade de seus serviços são reflexos do perfil de seus trabalhadores, quanto mais saudáveis eles estiverem, mais produtivos serão.
Os benefícios do incentivo à atividade física
Motivar seus colaboradores a praticar exercícios que diminuem problemas de saúde vai diretamente aumentar a produtividade. Isso porque as faltas por motivos de enfermidades e as idas aos médicos vão, consequentemente, acontecer em menor número.
Além disso, acidentes de trabalho, desmotivação e erros nas tarefas que estão relacionados ao estado físico e/ou psicológico do trabalhador – seja por causa do estresse, exaustão mental ou limitações físicas – podem também diminuir significativamente.
Para o colaborador, determinados exercícios ainda podem contribuir para a rotina que ele precisa executar no dia a dia, seja por aumentar o poder de concentração, o espírito de equipe, a confiança em si mesmo ou até mesmo pelo próprio preparo físico.
Atividade física no ambiente de trabalho
O incentivo à atividade física pode acontecer de duas formas. Se a sua companhia possui estruturas físicas e econômicas para que as atividades aconteçam dentro da empresa, atualmente existem diversos tipos de programas físicos preparados para o âmbito profissional.
A ginástica laboral é a mais conhecida e simples. Um profissional vai até a empresa uma vez por semana e realiza uma série de exercícios que combinam alongamento, respiração, reeducação postural, controle e percepção corporal e compensação dos músculos.
Outras companhias já estão pensando além e investindo em montar sua própria fitness room dentro do espaço da empresa para uso dos funcionários, com ou sem o acompanhamento de personal trainers.
Quando esses métodos não são viáveis, sua empresa pode motivar os funcionários por meio de informativos, palestras, workshops de saúde física e até mesmo organizando grupos de corrida após o expediente ou aos finais de semana, o que além de saúde acaba também promovendo o convívio social.
Quer ajuda para fazer campanhas de saúde dentro da sua empresa? Fale conosco!