Por que utilizar diferentes canais em campanhas de marketing

Por que utilizar diferentes canais em campanhas de marketing
21 de maio de 2018 Monisse Buchala
Mulher com tablet nas mãos e desenho que representa conexões de diferentes campanhas de marketing

A convergência de mídias reforça a imagem da sua empresa no mercado e na mente do consumidor

Atualmente, o que nós mais ouvirmos falar em campanhas de marketing é o tal do engajamento. O que isso significa? Quando você faz uma postagem nas redes sociais e as pessoas curtem, compartilham, comentam, clicam no site, fazem um cadastro, você conseguiu que o seu conteúdo engajasse.

A mesma coisa não acontece quando você faz anúncios na televisão, no rádio ou por meio de canais impressos. Também fica mais difícil medir o retorno quando lidamos com esse tipo de peça – diferente dos infinitos relatórios dos sites e mídias sociais.

Com isso, é comum encontrar um público condicionado a acreditar que as curtidas de uma única postagem são a métrica real e que ela é muito mais eficientes do que qualquer outro canal de comunicação. Mas é aí que você se engana! As outras mídias estão presentes em nosso dia a dia e ainda são capazes de influenciar a decisão de consumo do seu público.

A importância da convergência de canais

É verdade que a compra por impulso existe e basta o consumidor enxergar seu anúncio uma vez para entrar em seu site e consumir. Mas nem sempre é o caso. Quando o produto é de alto valor e exige uma pesquisa de comparação de preço ou quando se trata de um serviço que as pessoas precisam de um maior conhecimento sobre, a decisão de consumo será pensada.

Isso quer dizer que o seu consumidor pode não estar interessado naquele momento específico e acabe esquecendo da sua marca depois. Mas isso tem menos chances de acontecer se ele for impactado mais de uma vez em diferentes canais. É o mesmo conceito do remarketing, por exemplo.

Não só o público vai acabar decorando o nome da sua marca ao visualizá-la em diferentes momentos, reforçando seu espaço no mercado e gerando credibilidade, como é mais provável que surja a curiosidade – ou mesmo a necessidade em uma situação futura – e ele busque mais informações e indicações sobre o seu serviço.

Formatos diferentes para a mesma campanha

Também vale ressaltar que em cada tipo de canal é possível entregar uma mensagem com elementos, quantidade de texto e/ou imagem e formas de falar diferentes – mesmo se tratando da mesma campanha – e isso pode acabar atingindo ou convencendo grupo de pessoas distintos.

É claro que, antes de tudo, a sua empresa precisa levar em consideração quais canais mais importam para ela. Não é todo negócio que possui orçamento ou perfil para todos os canais de comunicação. Mas é importante entender que é a convergência de mídias que constrói toda a jornada para que o consumidor atinja o seu objetivo: o consumo.

Monisse Buchala
Publicitária, jornalista e escritora de romances, com pós-graduação em Cinema. Atua com produção de conteúdo, criação de campanhas e gerenciamento de redes sociais e outras plataformas de marketing digital. Nas horas vagas, escapa para os mundos fantásticos das séries e da literatura.