
Saiba quais são os benefícios de utilizar esse formato
Se tem uma coisa que o marketing de conteúdo voltado para a área digital te permite é usar e abusar da sua criatividade. Isso porque, dentro de um mundo vasto de possibilidades gráficas, existem diferentes formatos de conteúdo que podem e devem ser explorados.
E essa lógica também vale para a área da saúde. Não é porque o assunto abordado tem um teor sério e que precisa de atenção e credibilidade que precisa ser entregue para o público de forma quadrada e tradicional sempre. Afinal, as pessoas se cansam de ver mais do mesmo e ficam atraídas quando a informação chega a elas de uma forma diferenciada.
Nesse contexto, um jeito divertido de entregar uma informação que será absorvida rapidamente é no formato infográfico. Ele se parece com um gráfico ou diagrama e tem como função simplificar uma informação complexa e apresentar dados da forma mais direta e visual possível.
Os benefícios do infográfico para o setor de saúde
• Chama atenção:
– Imagens são processadas pelo cérebro 6 mil vezes mais rápido;
– Um conteúdo sobre doença, por exemplo, chamará mais a atenção junto com imagens do que somente texto.
• Simplifica a informação:
– Permite representar dados de saúde, sintomas e outras informações complexas de forma simplificada para melhor entendimento do público;
– É um formato que combina com dicas de saúde e qualidade de vida;
– Um assunto sério poderá ser informado com mais leveza.
• Tem maior engajamento:
– Os infográficos aumentam o engajamento das redes sociais;
– São conteúdos comprovadamente mais compartilhados, então a informação alcançará mais pessoas.
Assim, com todos estes benefícios, é possível aumentar a visibilidade da empresa, clínica e/ou profissional de saúde e sua credibilidade no assunto.
Como fazer um infográfico em saúde
Antes de começar um infográfico é preciso definir o tema e realmente entender se ele combina com o formato. Isso vai exigir pesquisas, buscas e referências confiáveis e entender qual é a informação a ser passada para o público e como ela pode ser desmembrada.
Lembrando que, como ele é visual, as cores e o formato que ele é montado são de extrema importância. Para isso, vale usar a paleta de cores da sua identidade visual. Porém, também não adianta ter uma imagem bonita e não passar uma informação coerente e de qualidade.
Por exemplo, vamos falar sobre uma doença. Eu quero informar o público sobre prevenção ou sobre como identificar seus sintomas? Tenho dados de fontes oficiais que reforçam o que estou falando? Consigo também ilustrar as informações que estou separando?
Defina o foco central do infográfico e quais informações o complementam. É possível fazer isso em tópicos, apresentar dados relevantes e ainda ilustrar com imagens? Ótimo, então é só colocar em prática! Veja abaixo como nós, da Latinmed, fazemos os infográficos.

Infográfico criado por Sabrina Cid e André Paiva.
O melhor de tudo é que você não precisa quebrar a cabeça para fazer o seu infográfico. É só deixar com a gente! Entre em contato conosco e deixe uma agência especializada no setor te ajudar com as melhores estratégias de marketing de conteúdo em saúde!