Sempre que buscamos novas maneiras de atrair e conquistar os consumidores, acabamos caindo nas boas e velhas estratégias de marketing digital.
Guiadas por quem é o cliente, elas nos ajudam a desenvolver uma empresa e isso é inegável. Entretanto, nem sempre conseguem surtir os efeitos que tanto precisam para além de trazer mais consumidores, fidelizá-los!
Para isso, a forma mais inteligente é usando uma estratégia pouco mencionada e que tem por base o comportamento dos consumidores. Estamos falando do ZMOT.
Do inglês Zero Moment of Truth, venha aprender tudo o que precisa sobre essa nova prática que ajuda as marcas a se desenvolverem no mercado cada vez mais.
Sendo ela a grande saída para se destacar no futuro do mundo digital, você não pode deixar de conhecê-la. Assim, continue conosco para saber não apenas o que é o ZMOT, mas como colocá-lo em prática ainda hoje!
O que é o ZMOT?
O momento Zero da Verdade é entendido como o período de avaliação que o cliente passa antes mesmo de realizar uma decisão de compra.
Ou, para facilitar, podemos dizer que ele é aquele momento no qual exploramos a internet em busca de informações que nos ajudem a decidir se vamos ou não comprar algo.
Mas talvez agora você se pergunte o que o ZMOT tem de tão especial, principalmente porque esse movimento de pesquisa não é nada novo quando pensamos no modo de consumir dos clientes.
Contudo, o que torna o momento zero da verdade essa grande revolução no marketing é a maneira com o qual ele foi estruturado.
Descoberto pelo Google, em pesquisa realizada em parceria com a Shopper Sciences, o Zero Moment of Truth entrou para a lista de momentos da verdade que guiam o consumidor como um novo e recorrente tipo de comportamento.
Isso significa que essa ação de pesquisa não é exatamente algo novo, mas sim o seu modo de interferir na jornada de compra.
Ao analisar os clientes de mais de 5 mil empresas, a pesquisa conseguiu responder uma pergunta crucial: o que os consumidores fazem antes de comprar e como fazem?
Por resposta, nos foram dadas 4 diretrizes de comportamentos recorrentes, as quais chamamos de Pilares. São eles:
- Ranqueamento orgânico em mecanismos de busca;
- Avaliação e reviews online;
- Tabelas e listas comparativas;
- Cupons de desconto.
ZMOT e os 4 pilares
Agora que já sabemos a definição de ZMOT, vamos detalhar cada um de seus pilares de modo que você entenda não apenas seu funcionamento, mas como colocá-los em prática.
Mas antes, deixamos como dica um conteúdo complementar completo sobre o assunto para te ajudar a dominar o momento zero da verdade, basta acessar aqui!
1. Ranqueamento orgânico em mecanismos de busca
Começando pelo ranqueamento orgânico, é simples entender como ele funciona e o motivo de sua importância.
Se coloque no lugar do cliente e imagine que está em busca de um novo celular, por exemplo. Qual o primeiro passo que você toma?
A grande maioria dos consumidores afirmam que buscam em plataformas online, como Google, Bing e Yahoo!, nesse momento de necessidade. Procurando por informações que os ajudem a fazer uma escolha.
Agora que temos esse comportamento bem definido, precisamos falar do detalhes crucial que torna o ZMOT único. O posicionamento!
Poucos sabem, mas de acordo com dados da Smart Insights, apenas os 3 primeiros links ranqueados organicamente em tais plataformas realmente conseguem absorver uma quantidade considerável dos consumidores.
Em dados brutos, temos que o primeiro colocado recebeu 34% dos acessos, enquanto o segundo ficou com apenas 17% e o terceiro com 11% dos cliques.
Esses números despencam ao ponto de, por volta do site na 15ª posição, ter apenas 0,04% dos acessos.
Ou seja, se quiser ser encontrado pelos clientes, seja qual for o seu nicho, é essencial que esteja bem posicionado! Como dica, aconselhamos que invista em estratégias como marketing de conteúdo e SEO.
2. Avaliação e reviews online
Tenho certeza que você já perguntou a opinião de um amigo ou parente antes de realizar uma compra, certo?
É com base nesse comportamento recorrente que erguemos o segundo pilar do ZMOT, as avaliações e reviews online.
Assim como quando perguntamos às pessoas à nossa volta, os consumidores buscam por informações e opiniões de antigos clientes antes de realizarem uma compra.
E se você acha que isso não é importante para a sua empresa, saiba que 95% dos clientes entre 18 e 34 anos fazem essas buscas constantemente, e que compram apenas se as avaliações foram entre 4 e 5 estrelas.
Assim, investir em uma boa reputação é a chave do sucesso no mundo digital!
3. Tabelas e listas comparativas
Outra questão pela qual já deve ter passado é a dúvida que normalmente surge quando nos deparamos com produtos e serviços muito parecidos. Isso acontece com todos os clientes.
Desse modo, um jeito fácil de fazer com que eles sigam na jornada de compra é ajudando a sanar quaisquer dúvidas entre suas opções. Para isso, ofereça tabelas ou listas comparativas.
Além delas contribuírem para a caminhada do cliente, elas também são uma peça chave para melhorar a customer experience da sua empresa!
4. Cupons de desconto
Por fim, o último pilar do momento zero da verdade é também o mais simples de se entender. Isso pelo motivo de que ele é um tanto intuitivo para nós.
É claro que gostamos de pagar barato, e com o público não seria diferente. Logo, a cartada final que vai te ajudar a conquistar de vez o consumidor é oferecer cupons de descontos, brindes ou quaisquer outras vantagens financeiras.
Os clientes costumam gastar em média 2 horas semanais em busca de tais promoções. Ao ofertá-las você se torna muito mais atrativo para elas!
Conclusão
O Momento Zero da Verdade é uma estratégia de gestão que contribui para todas as áreas do seu marketing!
Sendo a mais nova jogada certa que as grandes empresas vêm usando, se coloque à frente da concorrência e aproveite essa oportunidade de pôr o ZMOT em prática.
E agora que já sabe como fazer isso, nos deixe um comentário dando sua opinião sobre o artigo!