Entenda relação entre sua empresa e os termos mais buscados no Google em 2019

Entenda relação entre sua empresa e os termos mais buscados no Google em 2019
11 de dezembro de 2019 Nicole Lallée

O Google divulgou nesta semana a lista de termos mais buscados na plataforma no ano de 2019. Mas o que isso tem a ver com a comunicação e o marketing de uma empresa? Bom, tudo. Como já falamos aqui antes, o Google é o maior site de buscas e seus dados ajudam a mostrar o comportamento e o interesse das pessoas. Dessa forma, a lista dos termos mais buscados apresenta vários insights, perspectivas e tendências para a comunicação de empresas da área de saúde.

O ranking é feito baseado nos termos de pesquisa que tiveram o maior aumento neste ano em comparação com o ano anterior. Assim, o Google divulga uma retrospectiva e revela os temas mais buscados em diferentes categorias, como “buscas do ano”, “por quê?”, “o que é”, “como fazer”, “acontecimentos” etc.

Nós, como uma agência de marketing especializada em saúde, realizamos uma análise sobre essa lista para o setor em que atuamos. Se quiser ver as listas completas, acesse o Google Trends, vale a pena.

Termos da área de saúde entre os mais buscados no Google em 2019

Entre as principais categorias de buscas, algumas frases relacionadas com saúde estão em alta. Veja, por exemplo:

Categoria “Como fazer?”

• Como fazer que as pessoas gostem de mim – está em 3º lugar.

Esta pergunta chama atenção pois teve um aumento grande de buscas nos últimos meses e coloca a saúde mental em debate. Problemas com autoestima e relações interpessoais são comuns e a população precisa de ajuda para enfrentar tais dificuldades. É importante que as empresas tenham esse tema em mente para suas campanhas e sua comunicação em 2020.

Categoria “O que é?”

• O que é libido? – está em 1º lugar.
• O que é diverticulite? – está em 8º lugar.

Libido remete ao desejo e anseio sexual, e esteve em alta esse ano principalmente por conta do caso envolvendo o jogador Neymar Jr e a modelo Najila Trindade. Em maio, foram divulgados prints de conversas entre os dois e um dos trechos dizia “Oi, razão da minha libido”. Isso levou a muitas piadas, memes e até músicas. Mas também fez com que muitas pessoas realizassem pesquisas para entender o que é libido e a saúde sexual ficar em alta.

Já a diverticulite é uma inflamação que afeta os divertículos, pequenas bolsas que podem aparecer em qualquer parte do tubo digestivo. Ela pode provocar dor abdominal, febre, náuseas, diarreia ou prisão de ventre. Muitos brasileiros buscaram o que é essa doença especialmente depois que Cesar Filho, apresentador do programa Hoje em Dia, da Record, foi internado em razão do problema.

Estas buscas geralmente são relacionadas com algum acontecimento. Mas demonstram que falta conhecimento para muitos brasileiros e as empresas da área de saúde têm uma grande oportunidade podendo ajudar a população. Além de auxiliarem na disseminação de informação de qualidade e na promoção de saúde, empresas que trabalham com o inbound marketing conseguem conquistar mais clientes. Para isso, é importante saber as principais dúvidas das pessoas.

A humanização e o herói na comunicação

Junto com a lista, o Google divulgou um vídeo que leva em consideração os assuntos que mais ficaram em alta no ano que se relacionam com o termo “herói”. Além de citar heróis de filmes, como “Os Vingadores”, a empresa destaca os heróis da vida real. Buscas como “super-heróis da vida real”, “heróis desconhecidos”, “heróis improváveis” e “todos podem ser heróis” foram frequentes. No vídeo, eles mostram histórias de adolescentes que criaram uma maca para ajudar outro jovem, atletas, pesquisadores, pessoas com deficiências e supermães com suas conquistas.

Quando pessoas buscam por heróis, elas buscam por histórias de vida, superação e inspiração. Toda empresa tem uma história para contar. Essa mensagem do Google lembra a importância de contar histórias como uma forma de chamar atenção do público, gerar identificação com a marca e conexão emocional. Assim, a empresa tem uma comunicação humanizada e mantém um relacionamento mais próximo com o cliente.

Gostou deste artigo? Leia também nosso texto SEO para o segmento de saúde: como aparecer na primeira página do Google.

Jornalista, já trabalhou com jornal impresso, rádio e sites de meios de comunicação. Migrou para o marketing digital e tem grande conhecimento em SEO e Google Analytics. De família argentina, tem fluência em espanhol, o que lhe garante bons trabalhos e a fala ligeirinha.