Já estamos quase no fim de 2019 e começou a hora de planejar o marketing da sua empresa para o ano que vem. Para isso, é importante estar por dentro das tendências de marketing digital para 2020. Elas devem direcionar suas estratégias. Com isso em mente, separamos algumas das principais tendências. Confira!
1. Pesquisas por voz
De acordo com a ComScore, mais de 50% dos usuários de busca em 2020 vão vir da busca por voz. A pesquisa por voz já está acontecendo e se tornando popular, seja na própria plataforma de busca do Google ou em aplicativos como Google Assistente, Cortana e Siri. É muito mais fácil e simples pressionar um botão e dizer o que deseja do que ficar digitando. Portanto, as empresas precisam ficar atentas e otimizar os conteúdos de sites para responder a esse novo tipo de demanda.
Afinal, as buscas por voz têm uma estrutura semântica diferente das pesquisas digitadas em desktops e smartphones. Veja, por exemplo, em uma busca tradicional sobre doenças, você digitaria: evitar diabetes. Já para a Siri, provavelmente você perguntaria “Como posso evitar o diabetes?”. Logo, os posts com perguntas e respostas performam muito melhor para pesquisas por voz.
Para isso, é necessário adaptar a sua estratégia de SEO para este tipo de pesquisa. Desta forma, você não perderá o tráfego destes usuários.
2. Vídeos
Em 2019, o vídeo foi um grande negócio e teve vários benefícios. Com a popularidade do YouTube, imagens dinâmicas e novas tecnologias, o conteúdo de vídeo deve continuar aumentando em 2020. Uma matéria publicada no Search Engine Journal afirma que o vídeo é o tipo de conteúdo que 62% dos consumidores afirmam consumir completamente.
Além disso, 56% das pessoas de 25 a 34 anos e 54% das pessoas de 35 a 44 anos querem ver mais conteúdo de vídeo das marcas, de acordo com uma pesquisa da HubSpot com mais de 3 mil consumidores.
Já incluiu o marketing em vídeo no seu planejamento de 2020? Existem vários formatos e canais disponíveis atualmente. Se ainda não faz vídeos para sua empresa, já passou da hora de começar.
3. Podcasts
Já falamos recentemente aqui no blog sobre podcasts para empresas. Um podcast pode oferecer valor e conteúdo, demonstrando sua autoridade sobre o seu mercado. O influenciador norte-americano de marketing digital, Gary Vaynerchuk, esteve no RD Summit na semana passada e falou que todos deveríamos começar um podcast agora mesmo. “Nós estamos nos tornando um mundo de áudio”.
Hoje, as pessoas andam com tanta pressa que o áudio se tornou uma forma fácil e barata de ser consumida. Ele recomenda, porém, que se tenha paciência para colher os resultados do podcast.
4. Comunicação personalizada e humanizada
O ano de 2020 terá muita tecnologia e inovação no marketing, mas isso não será suficiente se não houver uma comunicação personalizada e humanizada. Por que a personalização é tão importante? Pois por meio da personalização é possível converter mais visitantes em clientes.
Hoje, você pode ter muitos visitantes no site ou seguidores no Instagram, mas se não tiver uma mensagem direcionada, um anúncio criativo personalizado, será muito difícil convertê-los em clientes. Desta forma, uma maneira de se antecipar à tendência de marketing personalizado é personalizar seu e-mail marketing por meio de segmentação. Outra opção é começar a atrair mais clientes por meio de campanhas de anúncios personalizadas em redes sociais.
Isso é ainda mais importante na área da saúde. Entender as dores e o problema de quem está sendo atendido, além de escutar suas opiniões são atitudes necessárias para atender e engajar o cliente da área de saúde. É importante criar uma conexão humana com o cliente/paciente para lhe dar conforto e a empresa do setor de saúde gerar confiança.
5. Automação e dados
Não podemos nos esquecer também do marketing orientado por dados. Hoje, existem diversas opções de serviços de software para acompanhamento de métricas digitais e processos de automação de marketing. É possível analisar clientes, conteúdos, experiência do usuário e até os concorrentes.
Assim sendo, é muito importante usar análises e insights para impulsionar o desempenho dos negócios e otimizar os resultados do marketing digital ganhando performance. Se você ainda não faz isso, está ficando para trás.
O marketing de conteúdo criativo, profundo e personalizado deve se manter como a base essencial para todas estas outras tendências. Afinal, de nada adianta fazer um vídeo ou um podcast se o conteúdo não for de qualidade.
Realidade aumentada, inteligência artificial, novas mídias sociais como o Tiktok e influenciadores digitais são também outras possíveis tendências para o próximo ano. Acompanhe nosso blog pois falaremos mais sobre isso.
Precisa de ajuda para o seu planejamento de 2020? Converse conosco e te ajudaremos! Somos uma agência de marketing e comunicação especializada no setor de saúde.