Conteúdo sobre saúde de qualidade: saiba como produzir e engajar

Conteúdo sobre saúde de qualidade: saiba como produzir e engajar
2 de outubro de 2019 Nicole Lallée
Mulher escrevendo em notebook

Se você trabalha em uma empresa do setor de saúde, como operadora, hospital ou consultoria, deve ter percebido como a comunicação e o marketing na área mudou nos últimos anos. A concorrência é maior e a forma de atingir e conseguir um cliente novo passou por grandes transformações. Antigamente, isso se baseava muito no boca a boca ou ações de marketing tradicionais, porém, com a evolução da tecnologia e a disseminação de informação, a produção de conteúdo sobre saúde se tornou uma grande oportunidade para as empresas. Mas não é com qualquer conteúdo que você terá resultados.

Hoje em dia, o conteúdo de qualidade pode trazer resultados reais para uma empresa de saúde. A oferta gratuita de conhecimentos aproxima e humaniza o relacionamento com o público sem ferir a ética. Além disso, atualmente existem muitas fake news e informações mentirosas sobre cuidados com a saúde. Portanto, quando um usuário encontra uma informação em saúde confiável, com autoridade e relevante, a possibilidade de engajar com a marca e virar um cliente é muito maior.

Mais de 51% dos usuários dos celulares descobriram uma nova empresa ou produto enquanto realizavam uma pesquisa no celular
– Fonte: Hubspot

Mas o que é um conteúdo de qualidade?

Existem várias definições para conteúdo de qualidade, porém, dentro do marketing de conteúdo na área de saúde, o significado de conteúdo de qualidade é claro. É aquele que tira a dúvida da persona, consegue explicar um determinado assunto de forma completa e estar entre os melhores resultados do Google.

Isso pode parecer muito amplo, então vamos aos detalhes para explicar melhor. A escrita de qualidade pode ser algo subjetivo. Eu posso gostar de um texto, da linguagem usada e achá-lo interessante. Mas você pode não gostar e o texto pode não ter um resultado expressivo. Apesar dos usuários serem diferentes, existem algumas questões básicas que o próprio Google julga e diz que um conteúdo de qualidade deve ter.

Vamos citar alguns exemplos de fatores que todo conteúdo de qualidade deve ter:

• O conteúdo mostra informações, relatos, pesquisas ou análises originais?
• O material apresenta análises relevantes ou informações interessantes e originais?
• Quando o conteúdo é baseado em outras fontes, você evita simplesmente copiar ou reescrever e adiciona valor e originalidade ao material?
• O cabeçalho e/ou o título da página exibem um resumo descritivo e útil do conteúdo?
• Você evita o uso de termos exagerados ou chocantes no cabeçalho e/ou título da página?

É necessário focar em personas, palavras-chave, evidências e objetividade.

A importância da autoridade na saúde

Quando falamos de conteúdos publicados em sites, existem várias questões que ajudam a construir um conteúdo de qualidade. Como já falamos em outro post sobre SEO na área de saúde, a especialidade e o reconhecimento de um site aumentam sua qualidade. Ainda mais na área de saúde. Em 2018, o Google atualizou seu algoritmo e sites YMYL (Your Money or Your Life) foram afetados. Estes são sites que podem impactar a futura felicidade, saúde, estabilidade financeira ou segurança dos usuários.

Portanto, páginas com informações médicas entram nessa lista. Por serem sites que lidam com questões importantes e sensíveis, o Google espera que sejam feitas por quem tem conhecimento e estrutura para isso. Eles usam as diretrizes do E-A-T (Expertise, Authoritativeness and Trustworthiness) para avaliar o site e seu conteúdo.

Assim sendo, eles verificam se o site é criado ou editado por pessoas com experiência no assunto. Por exemplo, citar fontes experientes ou reconhecidas pode ajudar. E uma página “Sobre Nós” deve identificar claramente quem é a empresa e a
criadora do conteúdo. Um texto sobre exercícios físicos escrito ou validado por alguém que estudou o assunto é bem diferente de um escrito por alguém sem formação.

Além disso, existem alguns fatores essenciais que mostram que um conteúdo é confiável e que tem autoridade, como:
• O conteúdo apresenta as informações de maneira confiável, com indicação clara da fonte, evidências do uso de conhecimento especializado e dados sobre o autor ou site da publicação (como links para uma página de apresentação)?
• Se você fizesse uma pesquisa sobre o site que produz o conteúdo, ficaria com a impressão de que ele é confiável ou amplamente reconhecido como uma autoridade no assunto?
• O material é escrito por um especialista ou entusiasta que comprovadamente conhece bem o tema?

Nas redes sociais não é diferente

Apesar de não contarem com uma avaliação igual a do Google, conteúdos publicados em redes sociais que incluem características como as que citamos também são de qualidade. Usuários buscam informações confiáveis e relevantes em diversas mídias e essa pode ser a sua chance de conquistar um novo cliente.

Por que você deve se preocupar com um conteúdo sobre saúde de qualidade?

Para o sucesso da sua empresa

Uma estratégia de conteúdo bem planejada e executada pode ser muito eficiente e gerar resultados, como:
• Construção de autoridade no mercado;
• Aumento de tráfego do site;
• Geração de leads;
• Aumento do número de clientes.

Mas isso não quer dizer somente produzir, publicar e aguardar o retorno. A produção de conteúdo sobre saúde de qualidade é a ponta de uma estratégia que engloba várias fases.

Para a promoção de saúde

Ao ter uma jornada do paciente clara e ajudá-lo com informações de saúde confiáveis, sua empresa também promove saúde e qualidade de vida. A Aliança Internacional de Organizações de Pacientes (IAPO) explica que cada paciente tem valores únicos, assim como perspectivas e preferências. Portanto, a informação personalizada é importante para “melhorar a qualidade e o acesso à informação de saúde para pacientes”. Com esses critérios, é possível empoderar o paciente e torná-lo protagonista do cuidado. Se a informação não for correta, segura e coerente, ela pode impactar a vida de alguém de forma negativa.

Nós, da Latinmed, trabalhamos com marketing de conteúdo na área de saúde há mais de 25 anos e prezamos pela excelência na produção dos conteúdos. Por isso, temos colaboradores especializados em jornalismo e na área de saúde, que se aperfeiçoam constantemente e escrevem de acordo com as necessidades específicas de cada cliente e com os resultados esperados.

Precisa de conteúdo na área de saúde? Fale conosco! Estamos à disposição para te ajudar.

Nicole Lallée
Jornalista, já trabalhou com jornal impresso, rádio e sites de meios de comunicação. Migrou para o marketing digital e tem grande conhecimento em SEO e Google Analytics. De família argentina, tem fluência em espanhol, o que lhe garante bons trabalhos e a fala ligeirinha.