2019 está só começando, mas as tendências de marketing digital para este ano (e para o futuro) já estão em evidência e virando assunto. Se o seu objetivo é estar sempre à frente no marketing de conteúdo e gerar o melhor engajamento com o seu público, então não pode ficar de fora da tendência do Áudio Marketing.
O que é Áudio Marketing?
O Áudio Marketing ou marketing de voz nada mais é do que a produção de conteúdo em áudio. Se no marketing digital, um texto bem escrito e com informação de qualidade engaja e um vídeo é a chave do impacto, o áudio é o complemento quando falamos de facilidade.
As grandes marcas de celulares e computadores já criaram suas próprias inteligências artificiais por controle de voz. Não só você pode solicitar os comandos falando, como elas ainda respondem e até resolvem seus problemas. Além disso, a busca por voz nos mecanismos de pesquisa da internet estão cada vez mais presentes no dia a dia.
A eMarketer, empresa de pesquisa de mercado, já estava prevendo um aumento de 15% (2015) para 25% (2018) de investimentos em áudio digital no mercado. Poder falar e ouvir comandos e conteúdos enquanto está caminhando ou preso no trânsito é uma alternativa que o usuário realmente aderiu como facilitador. Portanto, é uma aposta certa para o momento!
Como fazer Áudio Marketing?
• Narração em áudio dos posts do blog
Já pensou você poder reutilizar os seus conteúdos já produzidos para poder atrair esse novo nicho? Existem empresas especializadas em transformar seus textos do blog em uma narração para você disponibilizar na mesma página e dar a opção do usuário escolher qual tipo de formato ele prefere para acompanhar daquele tema.
A Vooozer é uma delas. Inclusive, essa empresa realizou uma pesquisa que mostrou que 83% das pessoas não conseguem ler tudo o que gostariam na internet por existir muito conteúdo disponível e os áudios contribuem com esse cenário. Sem contar que eles melhoram o seu ranking do Google, pois sua página fica com mais relevância ao apresentar conversão de mídias.
• Áudiobooks
O mesmo princípio vale para os seus eBooks de captação de leads, que podem ser transformados em áudiobooks que os usuários podem escutar em seus celulares e/ou tablets enquanto realizam outras tarefas.
• Podcasts
Apesar de ser um recurso antigo, os podcasts vem ganhando mais destaques ao longo dos anos. Eles funcionam quase como um programa de rádio, mas estão presentes em site com aplicativos para celulares ou grandes plataformas de music streaming, como o Spotify.
A ideia é criar um tipo de programa padrão periódico, com caráter informativo, porém com um tom informal e despojado, que faça seus usuários sentirem vontade de acompanhá-lo fielmente. Como acontece com os programas de rádio e/ou TV.
Que tal começar a sua estratégia de Áudio Marketing agora mesmo? Entre em contato conosco!