Seja no trabalho ou na vida pessoal, a dica é fazer o tempo valer
Nos tempos modernos, as rotinas estão cada vez mais corridas e atarefadas. No ambiente corporativo, pilhas e pilhas de trabalho tendem a surgir quando a gente menos espera. E na vida pessoal tem sempre um compromisso novo para encaixar na agenda. Parece impossível equilibrá-las!
Não importa o seu estilo de vida ou o seu status de relacionamento, todos nós temos a impressão de que nunca há tempo suficiente para cumprir todas as tarefas obrigatórias e ainda fazer aqueles programas divertidos que sempre adiamos. Mas a verdade é que organizando o seu tempo corretamente, você consegue fazer tudo e mais um pouco!
As tarefas do trabalho
Assim que você chegar no escritório, de preferência alguns minutos antes do seu horário, não comece nenhuma tarefa. A primeira coisa que você deve fazer para conseguir organizar seu tempo é uma lista de todas as tarefas do dia com a ordem de prioridades. Isso vai te ajudar a enxergar com clareza o que você precisa fazer sem perder tempo durante o dia.
Outras dicas que você pode também levar em consideração são:
- Dê um tempo limite para cada tarefa, assim você consegue saber o que demanda mais ou menos tempo e organizar um cronograma na semana.
- Se puder, evite as pausas muito longas no café ou para ver suas redes sociais fora do horário de almoço. Todo mundo precisa de um descanso, mas distrações demais fazem você perder o ritmo.
- Sempre deixe todos os materiais que você vai precisa usar no dia ao seu alcance para evitar levantar o tempo todo.
- Mantenha seus arquivos no computador e mesmo os no papel sempre organizados, assim você economiza tempo procurando o que precisa.
- Escolha um horário para ver os e-mails uma ou duas vezes ao dia. Parar o tempo todo para respondê-los pode te atrapalhar de entregar o resto das tarefas.
Aproveitando o tempo livre ao máximo
Ao sairmos do trabalho, não há nada mais prazeroso do que podermos nos concentrar em compromissos pessoais e nossos hobbies. Mas muita gente ainda acredita que essas horas são limitadas e que não conseguem aproveitá-las como gostariam.
De acordo com a autora do livro “Off the Clock”, Laura Vanderkam, algumas dicas simples podem tirar essa sensação da sua cabeça. O primeiro truque é priorizar seus compromissos sociais como você faz com as reuniões de trabalho, por exemplo. Isso quer dizer separar horários certos para cada compromisso e não furá-los.
Além disso, de acordo com Vanderkam, perdemos muito tempo pensando no que poderíamos fazer ou assistir em vez de realmente estarmos fazendo. Por isso, o planejamento antecipado até mesmo das suas atividades de relaxamento podem te ajudar a consegui cumpri-las. Não há nada de errado em deixar separado um tempo para você.
Também é importante que você se lembre das tarefas de casa que precisa cumprir na semana e já organize um cronograma, um dia certo e até horários para fazê-los. E vale pedir a ajuda dos amigos e familiares quando perceber que a semana está corrida demais.
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