A medicina avançou muito nos últimos anos, mas essa evolução não para na pesquisa clínica. Hoje, mais do que nunca, as farmacêuticas, operadoras de saúde, hospitais, entre outras empresas do segmento de saúde, precisam se adaptar e mudar a forma de fazer negócio e de se comunicar. Nesse cenário, muitos se perguntam como acompanhar os pacientes, engajá-los e aumentar vendas? A resposta para estas questões se baseia em grande parte em usar o marketing de nicho como um grande aliado.
Com a globalização e a disseminação de informação pela internet, o marketing para a área de saúde teve grandes transformações. Um levantamento do Google revela que o Brasil é o país em que as buscas referentes à saúde mais cresceram no mundo no último ano. A forma de comunicar e de escolher uma marca mudaram.
Por isso, atualmente, o marketing digital é uma das principais formas efetivas de levar informação e conseguir novos clientes. Com isso em mente, muitas empresas e profissionais da saúde percebem a importância de profissionalizar o marketing e decidem contratar uma agência como parceira.
Mas vale a pena contratar qualquer agência publicitária ou de comunicação? A área de saúde é um setor delicado e com muitas regras. Afinal, lidamos com vidas. A comunicação com o seu consumidor deve ser diferenciada, seguindo leis e decretos que estabelecem limites um pouco mais rígidos.
Para se ter ideia da importância de conhecer bem todas essas especificidades, em meados do ano passado o próprio Google fez uma atualização no algoritmo que afetou diretamente sites da categoria YMYL (Your Money or Your Life – em português, Seu Dinheiro ou Sua Vida) em que se enquadram os conteúdos de saúde. O baque foi tanto que a mudança ficou conhecida como “Medical Update”. Por isso, o marketing de nicho para o segmento de saúde é tão importante. Continue a leitura e entenda melhor as vantagens do marketing de nicho na área de saúde.
4 vantagens de contratar uma agência especializada em saúde
1. Maior conhecimento dos desafios do cliente
Ao trabalhar somente com empresas do segmento de saúde, a agência conhece profundamente os desafios e o público-alvo dos clientes. Já que a agência conhece tão bem a área, ela utiliza todo o seu conhecimento a favor dos clientes. Essa experiência permite entender melhor as dores, os problemas e desafios de quem ele quer atingir. Dessa forma, criam-se estratégias de marketing específicas e isso é refletido em resultados positivos para as metas e objetivos do cliente.
2. Profissionais especializados
Ao contratar uma agência de nicho, sua empresa vai contar com o trabalho de especialistas tanto na área de marketing e comunicação, como em saúde. Isto é, pessoas que possuem o conhecimento técnico necessário para aplicar as melhores estratégias de marketing para o seu negócio, além de conteúdos médicos assertivos. Isso nos leva ao próximo tópico.
3. Conteúdo qualificado
Não é qualquer profissional de comunicação que consegue escrever conteúdos médicos para leigos e otimizados para o Google. Para isso, é necessário experiência, estudo e muita base científica. Somente assim, é possível conseguir um conteúdo de qualidade e nada de fake news. Imagina escrever um texto sobre como funciona a metástase do câncer de mama e a influência da genética nesse processo. É preciso entender o tema e também ter cuidado para não abordar o assunto de maneira sensacionalista.
Por isso, ao contratar uma agência de nicho com profissionais especializados é possível ter conteúdos qualificados tanto na questão médica, como para o marketing assertivo. Claro que a aprovação final é do cliente. Mas isso fica bem mais fácil se o conteúdo já chega correto, certo?
4. Atendimento personalizado
Quando a agência tem um foco, o atendimento é mais qualificado. O profissional do atendimento tem um olhar exclusivo para o seu negócio. Por isso, com uma agência especializada na área da saúde, você é tratado com a dedicação de alguém que conhece sua realidade e, de certa forma, faz parte do seu meio.
Portanto, ter uma agência de marketing especializada em saúde é um diferencial para sua empresa, seja uma operadora, hospital, clínica, farmacêutica ou consultoria de benefícios. Desta forma, é possível ter uma comunicação direcionada e eficiente.
Quer conhecer o trabalho da Latinmed? Nós somos uma agência de comunicação e marketing especializada em saúde com mais de 25 anos de experiência. Se tiver interesse em saber mais sobre nosso trabalho, leia nossa página “O que fazemos” e entre em contato conosco!