Já faz um tempo que é possível fazer lives em plataformas como Instagram, Facebook e Youtube. Mas fazer lives nunca foi tão popular como agora. Com as pessoas dentro de casa por causa da quarentena, artistas, marcas e diversos profissionais estão fazendo lives. Mas por que todo mundo está fazendo isso? Como se faz uma live no Instagram? Reunimos todas as respostas das principais dúvidas relacionadas com esse tema aqui neste artigo. Confira!
O que é uma live no Instagram?
A live é um recurso que o Instagram tem de transmitir um vídeo ao vivo pelos Stories. Ao fazer uma live, o Instagram coloca no topo do feed dos seus seguidores a sua transmissão e ela fica entre os primeiros stories do público que te segue.
Pelo Instagram, é possível fazer uma transmissão ao vivo sozinho ou com no máximo mais uma pessoa. Porém, não há limite de pessoas que podem assistir e elas podem fazer comentários ao longo da live. O tempo máximo de duração de uma live permitido pelo Instagram é de 90 minutos.
Por que fazer uma live?
A live é um recurso que ajuda a engajar o público e ganhar visibilidade. Uma pesquisa da Livestream afirma que 80% dos usuários de Instagram preferem assistir a uma live de uma marca do que ler o blog dela.
Já falamos aqui no blog sobre como o conteúdo em formato de vídeo está em alta e, agora, com as pessoas ficando mais em casa, falar ao vivo com seu público é uma forma de humanizar a marca e aumentar seu engajamento.
Com a transmissão ao vivo, a marca ou o profissional pode interagir com os seguidores e se aproximar dos clientes ou possíveis clientes. Você pode estar se perguntando por que você profissional da saúde ou gerente de marketing ou de RH faria uma live. Isso não é só para influencer ou artista? Não, não é. Você não quer aproximar a sua marca do público, aumentar sua audiência e entregar conteúdo de valor? Então, a live é uma ótima ferramenta para conseguir isso e conquistar seu público.
Agora durante a pandemia do coronavírus, médicos podem fazer lives com outros colegas de profissão e tirar dúvidas sobre doenças ou sobre o próprio Covid-19. Empresas podem também fazer transmissões com médicos ou com alguma personalidade que fale sobre algo que ajude o público neste momento.
Como fazer live no Instagram?
O processo é bem simples e gratuito. Você só vai precisar usar o aplicativo do Instagram instalado no seu celular. Confira um passo a passo:
- Abra seu perfil e, no topo da tela, clique em como se fosse fazer um stories.
- Selecione a opção “AO VIVO” na barra de rolagem inferior. Em cada celular, o “AO VIVO” pode aparecer em uma posição diferente. Portanto, se não aparecer para você ao lado de “NORMAL”, vá para o lado e procure. Ele está nessa barra de rolagem inferior.
- Em alguns celulares, aparecerá a mensagem “Transmitir ao vivo”. Basta clicar e o vídeo vai começar. Em outros, basta tocar no símbolo . Portanto, quando estiver pronto, clique no botão de acordo com seu celular.
- Após a verificação da sua conexão, você verá a mensagem “Agora você está ao Vivo”.
- Para convidar uma pessoa, basta que ela entre em sua live e clique na frase “Envie uma Solicitação Para Participação Ao Vivo”.
- Autorize a participação clicando no botão. Quando a solicitação for aceita, a tela será dividida e a pessoa que fez o pedido será notificada. Ambos estarão on-line.
- Ao fim da conversa, basta tocar em “Encerrar” no canto superior direito e confirmar a finalização da transmissão.
- Se desejar guardar a live, toque em no canto superior esquerdo para salvar o vídeo no seu celular ou clique em “Compartilhar no story” para deixar a live nos seus Stories por 24 horas. Segundo o próprio Instagram, pode demorar um pouco para que um vídeo ao vivo seja salvo no celular, principalmente se for um vídeo mais extenso.
7 dicas práticas para fazer uma live de qualidade
- Monte um roteiro simples com tópicos que serão abordados para evitar se perder durante a fala e para você mostrar segurança durante a transmissão.
- Organize um cenário com ambiente apropriado e sem muitos ruídos externos.
- É importante que uma das pessoas esteja fazendo uso do fone de ouvido para evitar que o áudio saia com ruídos ou com delay (atraso na fala).
- Enquanto a live está ocorrendo, é importante, principalmente no começo, ver quem está entrando e agradecer pela participação.
- Durante o vídeo, para não ter dúvida, peça feedback à sua audiência. Pergunte se estão te ouvindo bem.
- Durante a live, veja se chegam perguntas e escolha pelo menos algumas para responder. É importante para que o público que está assistindo se sinta próximo (engajamento).
- Se houver algum problema técnico durante a transmissão (como queda da internet do convidado), peça desculpas e aguarde um momento enquanto a pessoa tenta retomar o contato. Se não for possível, avalie se as perguntas que chegam são suficientes para manter a live. Em caso negativo, encaminhe o assunto para o encerramento da transmissão.
Recursos da live no Instagram
A live no Instagram vem ganhando cada vez mais recursos. Veja algumas opções do que é possível fazer:
- Fixar ou esconder comentários
Durante uma live, os usuários podem fazer comentários que aparecem na parte inferior da tela. Mas a tendência é que eles sumam conforme outros novos comecem a surgir. Se quiser manter algum deles na sua tela, é possível fixá-lo. Para isso, basta clicar em cima e segurar. Para desfazer o que fixou, o caminho é o mesmo.
Outra opção é desabilitar os comentários. Não recomendamos isso pois inibe a participação do público e impede uma maior conexão com a marca/profissional. Mas, se achar necessário, para isso, clique nos três pontinhos na barra de comentários e selecione “Desativar comentários”. Você pode habilitá-los novamente quando quiser.
- Compartilhar perguntas feitas em stories e imagens
Outro recurso do Instagram para deixar a live mais interativa é a possibilidade de incluir na tela da transmissão imagens ou perguntas feitas anteriormente nos stories. Um pequeno quadrado aparece no canto inferior direito da tela, por lá, você pode compartilhar imagens que tem salvas no celular. E é possível incluir perguntas que foram feitas antes pelo sticker de Perguntas clicando também em ícone no canto inferior que tem um sinal de interrogação.
Não se esqueça que para ter uma live engajada, é essencial que você divulgue com antecedência que vai realizar uma live. Você pode fazer a divulgação em diferentes canais. Dentro do Instagram, por exemplo, pode fazer diferentes posts e stories sobre isso e compartilhar um story horas antes da transmissão avisando os seguidores o horário e assunto da live. Incluir um sticker de contagem regressiva é uma boa ideia também.
E aí, preparado já para gravar sua live? Confira outros artigos sobre redes sociais na área de saúde aqui!