Qual rede social é a sua favorita? E qual é a preferida dos seus clientes? Existem dezenas de redes sociais atualmente e o brasileiro é um consumidor assíduo de várias delas. Para se ter uma ideia, o Brasil tem 140 milhões de usuários ativos nas redes sociais e em média o brasileiro passa 3h34 por dia on-line em redes sociais. E a tendência é que isso continue crescendo. Os dados são do relatório Digital in 2019, do site We Are Social, que montou um ranking das redes sociais mais usadas no Brasil e no mundo.
Já falamos aqui no blog sobre como as redes sociais são canais importantes dentro do marketing digital para atingir seu público-alvo. Elas ajudam a humanizar a comunicação com o público e criam uma aproximação no relacionamento, além de ajudar a gerar mais leads. Por isso, é importante ficar de olho nas redes mais populares e analisar se vale a pena criar uma conta para sua empresa.
As 10 redes sociais mais usadas pelos brasileiros
1. Youtube
Pela primeira vez, o Youtube ultrapassou o Facebook e se tornou em 2019 a rede social mais usada no Brasil. De acordo com a pesquisa, 95% dos usuários estão nessa plataforma. O conteúdo em vídeo teve um grande crescimento em 2019, o que impactou diretamente na popularidade do Youtube. Esta é uma oportunidade de entrada para muitas empresas.
Segundo uma pesquisa da HubSpot, 56% das pessoas de 25 a 34 anos e 54% das pessoas de 35 a 44 anos querem ver mais conteúdo de vídeo das marcas.
2. Facebook
O Facebook perdeu o primeiro lugar, mas ainda continua entre os favoritos. Ao todo, 90% dos usuários brasileiros estão nesta rede. Possivelmente, você tenha conta nesta mídia. O Brasil é o terceiro país mais ativo no Facebook, junto com a Indonésia, perdendo apenas para os EUA e a Índia.
Esta é uma das redes mais antigas entre as favoritas e abrange várias funcionalidades no mesmo lugar. No ano passado, a empresa divulgou várias novidades para a plataforma, como design novo e mais destaque para os grupos.
3. WhatsApp
Praticamente todos os brasileiros que têm um smartphone têm o WhatsApp instalado. Essa rede social de mensagens instantâneas, que foi comprada há alguns anos pelo Facebook, já não é usada apenas para conversar com amigos e parentes. Hoje, muitas empresas têm o WhatsApp Business e usam a rede para divulgar serviços e se comunicar com o cliente.
Além disso, a troca de mensagens por essa rede influenciou até as eleições de 2018. Segundo o relatório, 89% dos internautas brasileiros estão no WhatsApp.
4. Instagram
Com grande apelo visual, o Instagram, que também é do Facebook, se adaptou ao longo dos anos e é uma das grandes queridinhas atuais. O Instagram é uma rede que pode ser utilizada tanto por empresas B2C como B2B. Por isso, o Instagram funciona como uma verdadeira vitrine para a exposição de serviços e conteúdos informativos que mostram autoridade no assunto.
Usada praticamente apenas no celular, ela permite que usuários publiquem fotos e vídeos de forma rápida e inova constantemente nos formatos de conteúdos. Os Stories e o IGTV são recursos da ferramenta cada vez mais utilizados e ajudam a humanizar a marca. Segundo a pesquisa Digital 2019, 71% dos usuários brasileiros estão no Instagram.
5. Facebook Messenger
O Messenger inicialmente era incorporado ao Facebook, mas foi separado da plataforma em 2016. Assim, tornou-se obrigatório o download do aplicativo Messenger para que usuários possam usá-lo no smartphone. Isso ajudou a fazer com que o Messenger tivesse mais sucesso. Hoje, é muito usado para automação por meio de uso de chatbots. 67% estão no Messenger.
6. Twitter
O Twitter já teve momentos melhores no Brasil. A plataforma atingiu seu auge em 2009 e de lá para cá não vai tão bem. Mas, mesmo assim, ainda é uma das redes sociais mais usadas para comentar e se inteirar sobre os mais diversos assuntos no exato momento em que eles acontecem.
Nos últimos anos, houve um aumento de divulgação de informações de fontes oficiais e de políticos por meio do Twitter. Isso ajudou a rede a ter mais acessos. Pode ser um canal extra de aquisição e branding de marcas. A pesquisa afirma que 43% dos brasileiros estão no Twitter.
7. LinkedIn
O LinkedIn é uma rede social corporativa e muito utilizada por marcas B2B. Desta forma, a rede é usada por muitas empresas para recrutamento de candidatos, ou talentos exponenciais em outras empresas, e para troca de experiências e conhecimentos profissionais. Ela é importante para o networking e para posicionamento de empresas. De acordo com o relatório, 36% dos usuários brasileiros têm LinkedIn.
8. Pinterest
Esta é uma rede social de fotos muito usada para usuários encontrarem referências. Os usuários criam pastas para guardar as inspirações e também podem carregar na página as próximas fotos. Geralmente, os temas são moda, decoração, maquiagem, arquitetura, design, gastronomia e casamento. Explorar esta rede pode ser uma grande oportunidade para empresas que têm um negócio voltado para o visual, como decoração. Segunda a pesquisa Digital 2019, 35% dos usuários brasileiros estão no Pinterest.
9. Skype
Esta é uma ferramenta considerada mídia social da categoria de telefonia por meio da Internet, assim como o WhatsApp e o Messenger. Sendo assim, ela possibilita chamadas de vídeo e voz, gravar as chamadas e enviar mensagens e arquivos. Muitas empresas usam para reuniões e troca de informações entre funcionários. De acordo com o relatório, aproximadamente 31% da população brasileira usa o Skype.
10. Snapchat
Apesar de muitos acharem o contrário, a verdade é: o Snapchat não morreu. Ele teve uma queda drástica após a criação dos Stories do Instagram, mas ainda é usado por muitos jovens. Hoje, 23% dos usuários brasileiros estão nesta plataforma. Empresas que têm jovens hiperconectados como público-alvo podem encontrar uma oportunidade de relacionamento com seus clientes nesta rede social.
Para surpresa de alguns, o Telegram e o TikTok não aparecem na lista. Mas especialistas dizem que já, já o TikTok vai ser um dos mais novos queridinhos.
Confira mais novidades sobre redes sociais aqui!