Saiba quais são as redes sociais mais usadas no Brasil

Saiba quais são as redes sociais mais usadas no Brasil
22 de janeiro de 2020 Nicole Lallée
Imagem representando redes sociais

Qual rede social é a sua favorita? E qual é a preferida dos seus clientes? Existem dezenas de redes sociais atualmente e o brasileiro é um consumidor assíduo de várias delas. Para se ter uma ideia, o Brasil tem 140 milhões de usuários ativos nas redes sociais e em média o brasileiro passa 3h34 por dia on-line em redes sociais. E a tendência é que isso continue crescendo. Os dados são do relatório Digital in 2019, do site We Are Social, que montou um ranking das redes sociais mais usadas no Brasil e no mundo.

Já falamos aqui no blog sobre como as redes sociais são canais importantes dentro do marketing digital para atingir seu público-alvo. Elas ajudam a humanizar a comunicação com o público e criam uma aproximação no relacionamento, além de ajudar a gerar mais leads. Por isso, é importante ficar de olho nas redes mais populares e analisar se vale a pena criar uma conta para sua empresa.

As 10 redes sociais mais usadas pelos brasileiros

1. Youtube

Pela primeira vez, o Youtube ultrapassou o Facebook e se tornou em 2019 a rede social mais usada no Brasil. De acordo com a pesquisa, 95% dos usuários estão nessa plataforma. O conteúdo em vídeo teve um grande crescimento em 2019, o que impactou diretamente na popularidade do Youtube. Esta é uma oportunidade de entrada para muitas empresas.

Segundo uma pesquisa da HubSpot, 56% das pessoas de 25 a 34 anos e 54% das pessoas de 35 a 44 anos querem ver mais conteúdo de vídeo das marcas.

2. Facebook

O Facebook perdeu o primeiro lugar, mas ainda continua entre os favoritos. Ao todo, 90% dos usuários brasileiros estão nesta rede. Possivelmente, você tenha conta nesta mídia. O Brasil é o terceiro país mais ativo no Facebook, junto com a Indonésia, perdendo apenas para os EUA e a Índia.

Esta é uma das redes mais antigas entre as favoritas e abrange várias funcionalidades no mesmo lugar. No ano passado, a empresa divulgou várias novidades para a plataforma, como design novo e mais destaque para os grupos.

3. WhatsApp

Praticamente todos os brasileiros que têm um smartphone têm o WhatsApp instalado. Essa rede social de mensagens instantâneas, que foi comprada há alguns anos pelo Facebook, já não é usada apenas para conversar com amigos e parentes. Hoje, muitas empresas têm o WhatsApp Business e usam a rede para divulgar serviços e se comunicar com o cliente.

Além disso, a troca de mensagens por essa rede influenciou até as eleições de 2018. Segundo o relatório, 89% dos internautas brasileiros estão no WhatsApp.

4. Instagram

Com grande apelo visual, o Instagram, que também é do Facebook, se adaptou ao longo dos anos e é uma das grandes queridinhas atuais. O Instagram é uma rede que pode ser utilizada tanto por empresas B2C como B2B. Por isso, o Instagram funciona como uma verdadeira vitrine para a exposição de serviços e conteúdos informativos que mostram autoridade no assunto.

Usada praticamente apenas no celular, ela permite que usuários publiquem fotos e vídeos de forma rápida e inova constantemente nos formatos de conteúdos. Os Stories e o IGTV são recursos da ferramenta cada vez mais utilizados e ajudam a humanizar a marca. Segundo a pesquisa Digital 2019, 71% dos usuários brasileiros estão no Instagram.

5. Facebook Messenger

O Messenger inicialmente era incorporado ao Facebook, mas foi separado da plataforma em 2016. Assim, tornou-se obrigatório o download do aplicativo Messenger para que usuários possam usá-lo no smartphone. Isso ajudou a fazer com que o Messenger tivesse mais sucesso. Hoje, é muito usado para automação por meio de uso de chatbots. 67% estão no Messenger.

6. Twitter

O Twitter já teve momentos melhores no Brasil. A plataforma atingiu seu auge em 2009 e de lá para cá não vai tão bem. Mas, mesmo assim, ainda é uma das redes sociais mais usadas para comentar e se inteirar sobre os mais diversos assuntos no exato momento em que eles acontecem.

Nos últimos anos, houve um aumento de divulgação de informações de fontes oficiais e de políticos por meio do Twitter. Isso ajudou a rede a ter mais acessos. Pode ser um canal extra de aquisição e branding de marcas. A pesquisa afirma que 43% dos brasileiros estão no Twitter.

7. LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social corporativa e muito utilizada por marcas B2B. Desta forma, a rede é usada por muitas empresas para recrutamento de candidatos, ou talentos exponenciais em outras empresas, e para troca de experiências e conhecimentos profissionais. Ela é importante para o networking e para posicionamento de empresas. De acordo com o relatório, 36% dos usuários brasileiros têm LinkedIn.

8. Pinterest

Esta é uma rede social de fotos muito usada para usuários encontrarem referências. Os usuários criam pastas para guardar as inspirações e também podem carregar na página as próximas fotos. Geralmente, os temas são moda, decoração, maquiagem, arquitetura, design, gastronomia e casamento. Explorar esta rede pode ser uma grande oportunidade para empresas que têm um negócio voltado para o visual, como decoração. Segunda a pesquisa Digital 2019, 35% dos usuários brasileiros estão no Pinterest.

9. Skype

Esta é uma ferramenta considerada mídia social da categoria de telefonia por meio da Internet, assim como o WhatsApp e o Messenger. Sendo assim, ela possibilita chamadas de vídeo e voz, gravar as chamadas e enviar mensagens e arquivos. Muitas empresas usam para reuniões e troca de informações entre funcionários. De acordo com o relatório, aproximadamente 31% da população brasileira usa o Skype.

10. Snapchat

Apesar de muitos acharem o contrário, a verdade é: o Snapchat não morreu. Ele teve uma queda drástica após a criação dos Stories do Instagram, mas ainda é usado por muitos jovens. Hoje, 23% dos usuários brasileiros estão nesta plataforma. Empresas que têm jovens hiperconectados como público-alvo podem encontrar uma oportunidade de relacionamento com seus clientes nesta rede social.

Para surpresa de alguns, o Telegram e o TikTok não aparecem na lista. Mas especialistas dizem que já, já o TikTok vai ser um dos mais novos queridinhos.

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Jornalista, já trabalhou com jornal impresso, rádio e sites de meios de comunicação. Migrou para o marketing digital e tem grande conhecimento em SEO e Google Analytics. De família argentina, tem fluência em espanhol, o que lhe garante bons trabalhos e a fala ligeirinha.