Inbound Marketing: o que é e por que você deve utilizá-lo

Inbound Marketing: o que é e por que você deve utilizá-lo
23 de julho de 2018 Latinmed
Inbound Marketing

O marketing de atração é a melhor maneira de criar um relacionamento com o público e gerar interesse

Inbound Marketing, em uma definição literal, significa marketing de atração. Mas o que exatamente isso quer dizer? Para explicarmos corretamente, vamos começar falando do que considerávamos publicidade ao longo dos anos.

O marketing em sua essência de raiz era basicamente uma estratégia de te convencer a comprar produtos e serviços pelo cansaço ou pelo impulso, por meio de excesso de anúncios oferecendo “preços incríveis”. Isso é o que chamamos de marketing agressivo.

Diferente disso, o inbound se aproxima primeiro do público oferecendo conteúdo e informação que estão ligados à área da empresa, mas que vão agregar valor para quem consome.

Seja por meio de eBooks, infográficos, posts em redes sociais, artigos em blog, e-mail marketing, entre outros formatos, você atrai o potencial cliente, cria um bom relacionamento e então o interesse pelo seu produto ou serviço surge naturalmente.

É o seu público que chega até você, não o contrário

Antigamente, para que você se tornasse alguma referência em seu ramo, você precisava fazer anúncios o tempo todo em todo lugar para mostrar que sua marca existia. Hoje em dia, com a facilidade da internet, as pessoas buscam os produtos ou serviços que precisam na hora que desejam e você precisa, na verdade, se fazer presente.

Então, a lógica é simples. Se você oferece conteúdo rico, informando, comunicando, se aproximando do seu público com algo mais que um simples anúncio, se alguém precisar do seus produtos e serviços, o seu nome será o primeiro a ser lembrado.

Ou seja, você não precisa convencê-los com ações pontuais que serão esquecidas, você vai criar e alimentar o interesse aos poucos, aumentando as suas chances de a venda ser finalizada e de que haja a fidelização e a indicação por parte do seu público.

Informação também gera credibilidade

Outro ponto importante é que quando você se dispõe a explicar a sua área de atuação, as soluções que você oferece e seu diferencial, você ajuda o público a entender por que tal coisa é importante para a vida dele. Com informação de qualidade, você traz credibilidade e visibilidade para a sua marca.

A relação entre você ou sua empresa e seu público-alvo se torna muito mais íntima, de confiança, o que também te coloca à frente dos seus concorrentes e mostra a relevância da sua marca e dos seus serviços para o mercado como um todo e para o seu público potencial.