Como montar uma apresentação no PowerPoint de forma atrativa e eficiente

Como montar uma apresentação no PowerPoint de forma atrativa e eficiente
28 de outubro de 2020 Nicole Lallée
Apresentação em power point sendo apresentada

Quem nunca montou uma apresentação no PowerPoint? Seja você um analista, um gestor ou diretor, provavelmente, já criou alguma apresentação. Pode ter sido para apresentar resultados da área, propor algo novo ou vender o seu produto. Mas você sabe montar uma apresentação no PowerPoint atraente e eficiente?

Apesar de ser uma prática muito comum, são poucas as pessoas que realmente sabem estruturar e apresentar algo que não fique chato ou maçante. Uma apresentação não é um simples documento. Ela tem um objetivo e uma mensagem e deve atrair visualmente. Assim sendo, é muito importante saber montar uma boa apresentação, pois isso pode ser o grande diferencial entre fechar ou não um negócio, ou entre ter o resultado desejado ou não.

Por isso, trouxe aqui nesse artigo dicas práticas da nossa diretora de criação Monize Aquino sobre como montar uma apresentação sem o setor de criação. Você não precisa ser designer para aplicar essas dicas! São práticas fáceis que podem fazer a diferença. Confira!

5 passos de como criar uma apresentação sem ser designer

1. Use o PowerPoint como se fosse um editor de texto

Escreva toda a sua apresentação em cada slide. Leia, releia, veja se as informações de cada slide fazem sentido. Mexa na ordem, imagine uma narrativa e repasse tudo antes de começar a sua diagramação.

2. Organize a hierarquia das informações

Agora, começa a parte de deixar a apresentação visualmente atraente. Busque criar apresentações mais dinâmicas e interativas. Primeiro, importante ter claro que títulos são maiores e texto corrido é menor. Portanto, não deixe todo o texto do mesmo tamanho.

É hora também de criar blocos mais estreitos. “Nunca, NUNCA mesmo, deixe linhas muito longas. Isso dá impressão de que o conteúdo é maior”, explica Monize.

Ao mesmo tempo, cuidado com os alinhamentos. Encontre o centro da tela e trabalhe entre lado esquerdo e direito para dar movimento à apresentação. Trocar da esquerda para a direita entre slides faz com que o leitor percorra pela tela e veja tudo. Confira um exemplo de slide:

Se quiser pode inserir o logo da empresa nos slides. Porém, ele deve ser pequeno e no cantinho do slide. Isso porque a informação é o foco, não seu logo.

3. Listas não precisam ser sempre bullets

É possível deixar uma lista com tópicos separados lado a lado ou até mesmo um em cima do outro com ícones acompanhando. Isso ajuda a deixar o slide mais atraente. O uso de bullet points induz a escrever mais e pode deixar os slides mais poluídos. Veja um bom exemplo de slide:

4. Cuidado com a escolha de fotos e ícones

Os slides não podem ser cheios de textos e sem apelo visual. Por isso, é essencial incluir imagens. Escolha fotos que se encaixem no contexto do slide. Nesse sentido, imagens maiores e com fundo branco são uma boa solução e fáceis de usar. Você nem precisará de um editor de imagens. Basta acessar um banco de imagens, como o iStock, por exemplo, e acrescentar no final do texto que colocar no buscador: “para recortar”.

Porém, lembre-se de sempre buscar fotos que tenham a mesma iluminação para que a apresentação tenha harmonia. O mesmo vale para ícones e ilustrações. O Flaticon é um banco de ícones gratuitos que pode ajudar.

5. Atenção nas cores que vai usar

Cuidado ao escolher a cor e o padrão de fundo dos slides. Isto é, as cores podem ajudar você a transmitir sua mensagem e provocar diferentes emoções. Por isso, a escolha da cor deve ser cuidadosa. Em primeiro lugar, veja quais cores estão de acordo com a identidade visual da sua empresa. Depois, confira se têm relação com o tema a ser apresentado.

Caso não tenha uma identidade visual da marca, uma dica da nossa diretora Monize para escolher a cor do texto é escolher tons de cores parecidos com as imagens que selecionou.

Para isso, você pode selecionar o texto ao qual deseja atribuir a nova cor, clicar em “Shape Format” (“Formato de Forma” em português) no menu superior do PowerPoint –> Preenchimento da Forma –> Conta-gotas –> Clicar em algum detalhe da imagem com a cor que você deseja. Pronto, o texto que você selecionou terá a mesma cor do detalhe da imagem que você selecionou.

É importante usar a sua criatividade e surpreender o público. E lembre-se: nem tudo que você vai falar precisa estar no slide, explore os recursos visuais!

Gostou do artigo? Baixe também o divertido material que a Monize criou com dicas de como criar um ppt sem o setor de criação.

Nicole Lallée
Jornalista, já trabalhou com jornal impresso, rádio e sites de meios de comunicação. Migrou para o marketing digital e tem grande conhecimento em SEO e Google Analytics. De família argentina, tem fluência em espanhol, o que lhe garante bons trabalhos e a fala ligeirinha.