Quando você chega em uma loja, empresa, restaurante ou qualquer tipo de estabelecimento comercial, o que é a primeira coisa que você vê? O nome? O logo? A fonte? As cores? E quando você recebe uma comunicação desse estabelecimento, o reconhece por todos esses itens? Essa junção de elementos se chama identidade visual.
Ou seja, são todos os símbolos e elementos gráficos que compõe a marca da sua empresa e estão presentes nos materiais promocionais, pontos de vendas e mesmo no site e redes sociais. E é essencial entender que a identidade visual da sua empresa é uma prioridade.
A importância da identidade visual
Você se lembra daquela frase famosa “a primeira impressão é a que fica”? Ela se encaixa perfeitamente quando falamos de identidade visual. Esta é a cara da sua empresa, o que a melhor representa e o primeiro contato que qualquer cliente ou potencial cliente terá com ela.
Então, a missão, a visão e os valores da sua empresa estarão refletidos também no nome, no slogan, nas cores e em todas as imagens que, juntas, ilustram o rosto da sua marca. Por isso, não é só a beleza estética que conta nessas horas.
É importante que essa identidade visual seja realmente pensada. Os profissionais da área de design estudam o briefing da sua empresa para estruturar um conceito visual que a transmita claramente e passe segurança e confiança aos clientes.
Além disso, a identidade visual também facilita a identificação da sua empresa em todos os locais que ela se encontra. Se bem-feita e marcante, os clientes são capazes de reconhecê-la imediatamente mesmo nas peças em que não são todos os elementos que estão presentes.
Como criar uma identidade visual
O primeiro passo é a sua empresa ter uma definição muito clara dos objetivos não só comerciais, mas sociais que ela quer representar no mercado. Um bom plano de negócios consegue apontar o que está por trás do conceito da marca e do seu nome. É com isso que o designer irá trabalhar.
Procure um profissional de confiança e repasse a ele todas as informações importantes que compõe a sua empresa. Deixe que ele trabalhe com a imaginação e a inovação, e busque criar a conexão emocional com seus clientes por meio da sua identidade.
E lembre-se que é essencial que todas as suas comunicações – impressas, digitais, a decoração dos pontos físicos e mesmo o design dos seus produtos – conversem e estejam em harmonia. A empresa e o design são complementos e precisam andar sempre juntos.
Já se convenceu da importância de investir na sua identidade visual? O nosso time conta com designers experientes e preparados para te ajudar com o desenvolvimento. Entre em contato conosco agora mesmo!