O novo coronavírus (Covid-19) afetou a vida de todos. Home office, adaptação de negócios e medidas de higiene redobradas foram alguns dos impactos para muitos. Em meio a esse cenário, a comunicação e o marketing das empresas precisaram se adaptar. Pensando nisso, como está a produção de conteúdo da sua empresa?
Já falamos aqui como empresas do setor de saúde devem continuar investindo de forma estratégica para ajudar seus clientes com seu marketing e comunicação nesse momento. Agora, vamos te ajudar com algumas ideias para produção de conteúdo durante a pandemia. Elas podem ser valiosas não apenas de imediato, mas, quem sabe, para os próximos meses também. Infelizmente, ainda não sabemos quanto tempo essa realidade vai durar.
Conteúdos em tempos de crise
Ao planejar a produção de conteúdo, é necessário pensar que o momento é de empatia. Precisamos responder as dúvidas das pessoas e ajudá-las nesse momento diante das incertezas. O que seu público está pesquisando? Do que ele precisa?
De acordo com o Google, os dados dizem que as pessoas estão procurando duas coisas: ajuda e alívio. Mas elas também querem distração e alegria. O Google também fala sobre o aumento da busca por conexões e a experiência do consumidor em casa consigo mesmo e com os outros.
Por isso, é importante buscar compreender como sua expertise e sua marca podem proporcionar conteúdos relevantes e facilitar a vida do seu público. Empresas da área de saúde, como operadoras, hospitais e laboratórios, têm uma grande autoridade para conseguir ajudar os clientes durante essa pandemia.
A Kantar também fez um estudo sobre o impacto da quarentena no comportamento de consumo e trouxe diversos insights a respeito da expectativa dos consumidores sobre as marcas durante esse período difícil. Cerca de 18% disseram que esperam que as marcas usem seu conhecimento para explicar e informar.
Assim sendo, é essencial lembrar que é necessário tomar muito cuidado ao montar um calendário editorial e os tipos de conteúdos. Claro que é importante vender, mas é necessário cautela no tom de voz e na agressividade dos conteúdos. Hoje, mais do que nunca, é recomendado fazer 80% de conteúdos informativos e 20% voltados para vendas. Não coloque no ar campanhas ou conteúdos como se nada estivesse acontecendo.
Portanto, agora, vamos às dicas práticas!
1. Prevenção do coronavírus
Já foi falado muito disso e as buscas pelo tema diminuíram bastante. Porém, nunca é demais relembrar as medidas de higiene e prevenção contra o coronavírus. É muito importante que sua empresa deixe claro sua preocupação com colaboradores e clientes. Por isso, invista em conteúdos direcionados e mais específicos, com palavras-chave long tail.
Por exemplo, é possível produzir conteúdos que liste cuidados necessários de limpeza e higiene ao fazer compras ou ao ter que voltar ao trabalho. Outra opção é explicar como evitar acidentes com álcool em gel.
2. Saúde mental
Segundo o próprio Google, a nova realidade fez com que muitas pessoas priorizassem mais o seu próprio bem-estar. Muitas pessoas de todos os lugares do mundo estão procurando maneiras de gerenciar a ansiedade. Assim, estão se tornando mais conscientes de sua saúde física, emocional e mental. A sua marca não pode ignorar isso. É uma oportunidade para ajudar seu público.
Você pode fazer conteúdos com dicas de como controlar a ansiedade, quais são as causas, como ajudar outra pessoa ansiosa, como meditar, dicas para dormir melhor, entre outros temas relacionados que auxiliem o público a cuidar da saúde mental.
• Receitas
3. Receitas e dicas de alimentação em casa
Com a quarentena, muitas pessoas começaram a cozinhar mais em casa. Para isso, procuraram em canais do YouTube, blogs e redes sociais dicas de receitas. Além disso, a busca por uma alimentação saudável para aumentar a imunidade é enorme. Confira algumas das buscas em ascensão no fim de maio relacionadas com receitas, segundo o Google Trends:
- Receitas com atum em lata;
- Receitas para fazer na airfryer;
- Receitas com abacate;
- Receitas com chuchu;
- Receitas com sardinha;
- Inhame receitas;
- Receitas fáceis para jantar.
• Receitas
4. Atividades em casa
Com todo mundo em casa, os pais não cansam de procurar ideias e alternativas de atividades para fazer com as crianças em casa. Além disso, muitas pessoas têm comprado mais plantas, feito sua própria horta em casa, além de procurarem indicações de filmes, séries e livros.
5. Cuidados com a pele e cabelo
Pele, cabelo e unhas foram partes do corpo também impactadas durante o isolamento social. Algumas pessoas tiveram impacto físico do estresse e a queda de cabelo aumentou, por exemplo. Outras deixaram de ir em salões de beleza e clínicas de estética, e começaram a procurar formas de se cuidar em casa. Portanto, se você é uma autoridade nesse setor, seu público espera que você o ajude.
• Skin care
Além disso tudo, é importante manter conteúdos que falem de outros problemas de saúde, que não desapareceram por causa da quarentena. Então, de acordo com a especialidade da sua empresa, continue publicando conteúdos sobre outras doenças, exames, importância de hábitos saudáveis e tratamentos. Mas sempre colocando o texto conforme a realidade atual.
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