Confira destaques das novidades anunciadas para Facebook, Instagram e WhatsApp

Confira destaques das novidades anunciadas para Facebook, Instagram e WhatsApp
6 de maio de 2019 Nicole Lallée

Maio começou com muitas novidades no mundo das redes sociais. Na semana passada, aconteceu a conferência anual do Facebook, a F8, onde anunciaram várias mudanças no Facebook, Messenger, Instagram e WhatsApp. Para você entender e ficar por dentro do que pode acontecer nas suas mídias, vamos contar os principais destaques. Confira!

Facebook

O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, começou seu discurso chamando atenção para o tema segurança e privacidade. Desde a polêmica de compartilhamento indevido de dados com a consultoria Cambridge Analytica muito se falou sobre a privacidade dos usuários. Agora, na conferência, Zuckerberg iniciou sua palestra dizendo que o “futuro é privado” e que depende dos aplicativos de mensagens do Facebook. Assim, seus anúncios foram nesse sentido.

Design novo

De acordo com o Facebook, estão lançando o FB5, “um novo design para o Facebook que é mais simples, rápido, imersivo e que coloca suas comunidades no centro”. De forma geral, a ideia é tornar mais fácil encontrar o que você está buscando e ele será mais branco e com menos tons de azul. Já é possível ver algumas dessas mudanças no aplicativo, e um novo site de desktop chegará nos próximos meses.

Novo layout para Facebook

Fonte: Divulgação/Facebook

Grupos com mais destaque

Os grupos terão mais destaque no News Feed e dependendo do tema do grupo, haverá funções diferentes. Por exemplo, membros de uma comunidade sobre saúde poderão tirar dúvidas sem o nome aparecer na postagem. Já de ofertas de emprego terão um modelo para os empregadores postarem novas vagas e formas mais fáceis para usuários aplicarem para uma vaga diretamente pelo Facebook. Além disso, haverá um recurso que conecta usuários que frequentam os mesmos ambientes, como faculdade e empregos.

Messenger

Muita gente usa cotidianamente o Messenger e agora ele terá uma versão completa para o desktop que promete ser o aplicativo de conversas “mais rápido que existe”. Além disso, ele passará a ser encriptado e terá novas funções. Será possível ver stories de seus contatos mais próximos no Messenger e você também poderá compartilhar conteúdos do seu dia e escolher exatamente quem vê o que você publica. Esse recurso será liberado até o fim deste ano.

Ele também será integrado ao Instagram e ao WhatsApp, mas não foi dito a partir de quando. Outra novidade do Messenger é que o Facebook quer tornar mais fácil para empresas se conectarem aos consumidores em potencial ao adicionar modelos de geração de leads no Ads Manager. As empresas poderão criar facilmente um anúncio que leve as pessoas a um simples questionário no Messenger para conhecer mais sobre seus clientes. Além disso, o Facebook criou uma experiência de agendamento para que as pessoas possam marcar um horário com uma empresa a partir de uma conversa no Messenger.

Instagram

Curtidas ocultas

A novidade que mais chamou atenção foi o teste de remoção de likes nos posts. A ideia faz parte de uma iniciativa para tornar o aplicativo mais saudável, que afete menos a saúde mental das pessoas e diminua a pressão pela busca pelas curtidas. O recurso está sendo testado no Canadá e ainda não há previsão de chegar ao Brasil.

Com a mudança, os donos da conta continuam sabendo o número de curtidas, mas ele não aparece publicamente. Segundo Adam Mosseri, Head do Instagram, a ideia é colocar o conteúdo em primeiro lugar, e não a popularidade. Vale lembrar que as boas estratégias de marketing digital vão além das métricas de vaidade.

Stickers de doações

Agora existe um sticker de doações para entidades dentro dos Stories. É necessário apenas selecionar uma organização sem fins lucrativos para a qual deseja doar dinheiro e colocar o adesivo em sua história. O Instagram diz que 100% das receitas vão para a organização.

Sticker para doações

Fonte: Divulgação/Facebook

Nova câmera

O Instagram terá um novo software para a câmera. Além de fotos e vídeos ao vivo, o app agora introduz o “modo de criação” para facilitar o compartilhamento de fotos e vídeos com efeitos, filtros e figurinhas. E até mesmo histórias criadas a partir do zero, sem fotos ou vídeos.

WhastApp

Catálogo de produtos

Nos próximos meses, o usuário poderá ver um catálogo de produtos quando estiver se comunicando com uma marca no WhatsApp. Será uma forma de as empresas ganharem tempo ao explicarem as características de cada produto ou serviço aos consumidores.

Estas foram as principais novidades anunciadas na semana passada. Houve outras questões tratadas, como inteligência artificial e o Facebook Dating para competir com o Tinder. São várias notícias e atualizações. Nos resta saber o que está por vir para adequar as estratégias de marketing digital e trabalhar da melhor forma.

Se ficar com alguma dúvida, pode deixar seu comentário ou entrar em contato!

Jornalista, já trabalhou com jornal impresso, rádio e sites de meios de comunicação. Migrou para o marketing digital e tem grande conhecimento em SEO e Google Analytics. De família argentina, tem fluência em espanhol, o que lhe garante bons trabalhos e a fala ligeirinha.