Sazonal significa algo temporário, ou seja, que acontece apenas em uma determinada época do ano. Podemos citar como exemplo a Páscoa, o Natal e os feriados de Dia das Mães e Dia dos Pais, datas tão utilizadas dentro do marketing comercial que já nos acostumamos a acompanhá-las.
Claro que para essas épocas do ano em que produtos específicos acabam vendendo em grandes quantidades, a sazonalidade é uma ótima aliada, em qualquer tipo de marketing. Mas e quando falamos de marketing médico, isso funciona?
Datas do calendário de saúde
A grande jogada em marketing médico de sazonalidade não tem a ver com o calendário comercial e sim com o calendário de saúde. Campanhas como Outubro Rosa e Novembro Azul são exemplos claros.
Para esse segmento que utiliza o marketing de conteúdo como foco é muito importante estar atento a esses momentos para intensificar suas estratégias. O fato de os assuntos serem abordados em diversas campanhas de saúde faz com que o tema fique em evidência. A sua tarefa é trazer uma informação diferente sobre ele para se destacar.
Informar sobre determinadas doenças e suas prevenções é justamente para causar a mudança de hábito na população e garantir mais qualidade de vida. Mas, ao mesmo tempo, você pretende trazer e fidelizar esse cliente ou paciente. Então, a sua informação e a sua autoridade de abordar o tema dentro do período em questão aumenta a sua visibilidade e credibilidade.
Além disso, existem as estações do ano em que determinadas doenças tendem a ser mais frequentes. Esses são os momentos mais importantes para alertar a população e ser a referência de informação e de atendimento da sua área de atuação.
Isso quer dizer que as datas comerciais devem ser esquecidas?
Não necessariamente! É claro que existem datas comemorativas que não se encaixam em um calendário de marketing em saúde, mas é possível agregar valor de bem-estar e saúde a algumas delas. Como o Dia das Mães para falar da saúde da mulher, por exemplo.
O importante é se lembrar que datas sazonais aproximam a sua informação em saúde da realidade do momento atual que o seu público está vivendo. Isso quer dizer que aquela informação se torna ainda mais relevante e pode fazer a diferença que não faria em outra época. Então planeje suas campanhas com antecedência, focando no interesse do seu público!
Lembrando que esse não precisa ser o seu trabalho. Deixa que a gente cuida disso para você. Entre em contato conosco agora mesmo!