Viva mais e melhor

Viva mais e melhor
15 de maio de 2015 Latinmed

Viva mais e melhor

O envelhecimento da população é uma das maiores conquistas da humanidade e também um dos maiores desafios. Em todo o mundo, a proporção de pessoas com 60 anos ou mais, está crescendo mais rapidamente que a de qualquer outra faixa etária.

Para que o envelhecimento seja uma experiência positiva, o indivíduo precisa ter oportunidades contínuas de saúde, participação e segurança. Este é o conceito do envelhecimento ativo, adotado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Dicas para manter a longevidade:

1- Mexa-se: de acordo com a Associação Americana do Coração, o sedentarismo, por si só, aumenta o risco de doença coronariana em, pelo menos, uma vez e meia. Exercícios diários moderados ajudam a aumentar o tempo de vida em até seis anos.

2- Muita Cultura: pesquisadores suecos observaram que, em média, as chances de uma pessoa alcançar a longevidade foram 36% maiores naquelas que cultivavam o hábito de realizar programas culturais, como visitar galerias de arte, assistir a peças de teatro e frequentar concertos musicais.

3- Tenha um pet: quem tem um bichinho em casa vai ao médico com menor frequência, afirmam pesquisadores da Universidade de Cambridge, na Inglaterra.

4- Vida sexual ativa: a atividade sexual traz sensações de prazer e bem-estar, combate o stress, aumenta a autoestima e ainda queima calorias. Estudos mostram que as pessoas sexualmente ativas são mais saudáveis. Segundo a OMS, o sexo é um dos quatro pilares da qualidade de vida, ao lado do prazer no trabalho, da harmonia familiar e do lazer.

5- Mente alerta: pesquisas mostram que a doença de Alzheimer tem maior incidência entre as pessoas com baixo nível de instrução. Estudo publicado no New England Journal of Medicine relaciona a leitura, os jogos de cartas, jogos de tabuleiro e as palavras cruzadas com a redução do risco de demência em pessoas com mais de 75 anos.