Tudo muda o tempo todo. O mundo corporativo está em constante transformação, seja por meio de fusões, aquisições, troca de diretoria, reestruturação do organograma, entre outras. Na verdade, a mudança está inexoravelmente ligada à dinâmica das organizações e da vida como um todo. Para crescer e manter a competitividade, as companhias precisam se adaptar ao mundo globalizado, promovendo ajustes nos seus processos ou mesmo acelerando seu crescimento por meio de fusões ou compras.
O papel dos gestores
Se para os colaboradores a flexibilidade é fundamental na hora de uma mudança, para os gestores a capacidade de gerenciar os processos pode fazer toda a diferença e tornar a implementação das novidades menos estressante.
A comunicação precisa ser clara e chegar a todos os funcionários: quanto mais compreensível e comunicável for a mudança, mais fácil será a sua aceitação. A gestão, nos momentos de mudança deve dar suporte ao processo fazendo com que a organização evolua para um estado futuro desejado, de maneira efetiva e com o menor desgaste possível, reduzindo assim o risco de insucesso.
Está passando por um processo de mudança? Veja algumas dicas
- Não tente controlar o incontrolável! Algumas vezes, as mudanças às quais reagimos chegam até nós com a intenção de nos ensinar a aceitar o que não podemos mudar
- Decida mudar e seja um propagador das boas notícias, lembre-se de ser flexível
- Fuja das fofocas, da “rádio peão” e da turma da resistência
- Reavalie suas prioridades. Se a mudança não foi boa para você, estude uma possível troca de emprego, mas não se coloque no papel de vítima