Expo Milão 2015: Alimentar o planeta, energia para a vida

Expo Milão 2015: Alimentar o planeta, energia para a vida
24 de setembro de 2015 Latinmed
Expo Milano 2015

Desde o último dia 1º de maio acontece na Itália a Expo Milão 2015, que termina no dia 31 de outubro. Trata-se do maior evento realizado até hoje sobre comida e nutrição. Nesses seis meses, soluções e ideias para um futuro sustentável no que diz respeito à alimentação são debatidas diariamente no evento.

Um dos principais objetivos é refletir sobre o contraste entre as pessoas que passam fome e as pessoas que morrem em decorrência de doenças causadas pelo excesso de comida, como obesidade, por exemplo. Outro foco importante é desperdício de alimentos e como isso poderia ser revertido para as populações que sofrem com a falta de comida.

O evento conta com a presença de mais de 140 países em uma área de 1,1 milhão de metros quadrados. Explosão demográfica, crise alimentar e soluções inovadoras são alguns temas abordados.  Segundo algumas projeções feitas na Expo Milão, a soja e o arroz são alimentos que podem salvar a população mundial da fome. Outro destaque é a queda do preço dos produtos lácteos, que hoje estão mais acessíveis e contam com novas tecnologias.

Um dos temas mais interessantes trata sobre a qualidade de alimentos e bebidas produzidos em regiões com maior altitude. Possivelmente, esses alimentos irão receber um selo de qualidade quando a altitude for maior ou igual a 600 m do nível do mar. No Brasil, os vinhos produzidos em Guaraciaba, em Santa Catarina, por exemplo, já podem contar com esse selo.

Seria ótimo poder participar desse evento, mas deixamos aqui uma reflexão que todos deveriam fazer sobre o assunto: o que podemos fazer para garantir uma alimentação saudável para todos os povos respeitando o planeta e o seu equilíbrio? Aqui na LatinMed temos um programa, chamado “Meu Prato Saudável”, que além de oferecer uma metodologia viável para perda e controle do peso, também trabalha em prol do combate ao desperdício de alimentos e a adoção de um estilo de vida saudável.

Veja mais informações aqui: http://www.expo2015.org/en

Latinmed