O papel do gestor no desenvolvimento dos colaboradores é fundamental. É ele quem deve orientar, ensinar e tomar para si a responsabilidade de avaliar e informar sobre o desenvolvimento e os resultados esperados. Isso se chama feedback, um processo muito comum em empresas. Dar um feedback positivo é relativamente fácil. Mas, e quando é preciso dar um feedback negativo?
O que você não deve fazer:
- Focar em características pessoais
- Ser genérico demais
- Dar feedback em público
- Não fornecer exemplos práticos
- Ser irônico ou ofensivo nos comentários
O que você deve fazer:
- Dar o feedback em um local fechado, só com a presença do colaborador
- Focar no acontecimento
- Dar exemplos práticos e expor quais resultados não foram atingidos
- Avaliar apenas a parte profissional do colaborador, nunca a vida pessoal
- Explicar as consequências de um feedback negativo, mas não em tom de ameaça
Lembre-se: seu feedback deve servir como uma crítica construtiva, que permita ao outro praticar a autoavaliação e melhorar seu desempenho. COMPARTILHE essas dicas!