No início de 2019, o Instagram bateu a marca de 1 bilhão de usuários ativos e é hoje uma das redes sociais que mais cresce em todo mundo. Nesse cenário, é muito importante que as empresas da área de saúde tenham essa rede social em conta. Para ser lembrado é preciso ser visto. Portanto, por que não ter uma conta da sua empresa no Instagram?
Segundo uma pesquisa da Social Media Trends, a falta de conhecimento foi o fator que mais impediu que empresas estivessem presentes nas redes sociais. Por isso, nós estamos aqui para te ajudar a entender a importância do marketing em mídias sociais e seus benefícios.
De acordo com essa mesma pesquisa, os principais benefícios das redes sociais para empresas são divulgação da marca (53%); engajamento com audiência (44,2%); aumento de vendas e do número de clientes (38,1%); e aumento de tráfego no blog/site (35%). Continue a leitura e veja a importância de manter uma presença online efetiva no Instagram!
Por que ter conta no Instagram?
O Instagram é uma rede que pode ser utilizada tanto por empresas B2C como B2B. Afinal, quem decide os negócios dentro de uma empresa são pessoas, certo? Por isso, o Instagram funciona como uma verdadeira vitrine para a exposição de serviços e conteúdos informativos que mostram autoridade no assunto. Confira alguns dos benefícios do Instagram para instituições de saúde:
- Aumenta proximidade com paciente;
- Torna o atendimento mais humanizado;
- Cria conexões emocionais;
- Destaca sua marca no mercado;
- Torna-se referência para pesquisa de usuários;
- Informa a população com conteúdos confiáveis e combate fake news;
- Conquista mais pacientes.
Perfil do usuário do Instagram
Diferentemente do que muitos pensam, essa não é a rede social apenas dos adolescentes. Segundo pesquisa da Opinion Box, mulheres, mais jovens e pessoas de renda mais alta são maioria. Confira outros dados sobre o perfil de quem tem Instagram:
- 70% da classe AB está por lá, enquanto a penetração nas classes CDE é de 56%;
- 83% dos entrevistados seguem alguma empresa ou marca nesta rede social;
- Entre todos os usuários, 50% dizem ainda já ter comprado algum produto ou contratado algum serviço que conheceu no Instagram.
5 dicas de como usar o Instagram no segmento de saúde
Com tudo isso em mente, agora vamos para a prática. O primeiro passo é criar uma conta comercial e otimizar sua biografia. Depois defina a sua persona (público-alvo ideal). Quem você quer atingir no Instagram? Com a persona criada, fica mais fácil identificar os assuntos que você irá abordar no Instagram da empresa. Assim, você também conseguirá atrair e engajar o público certo. Veja mais 5 dicas práticas!
1. Crie um cronograma de postagens
É importante ter uma regularidade nas publicações para aumentar sua audiência e construir credibilidade. O algoritmo do Instagram observa a frequência em que seus conteúdos são publicados. Mas lembre-se que os conteúdos devem ser úteis, éticos e interessantes para o seu público-alvo. Para isso, é necessário ter um planejamento estratégico e produzir um conteúdo de qualidade. Ter um post apenas por ter é perda de tempo.
Só falar da sua empresa e dos seus serviços não gera muito engajamento. Busque o equilíbrio e leve informações relevantes e novidades para seus seguidores. Para empresas B2B, um tipo de conteúdo que gera mais engajamento é mostrar a cultura da empresa. Isto é, mostrar bastidores do seu negócio e como ele funciona.
2. Use hashtags
A utilização de hashtags é muito importante para atrair seguidores interessados em assuntos específicos. Faça busca de palavras-chave que combinem com seu conteúdo e público-alvo. Use ao menos uma hashtag em cada legenda. Caso você tenha muitas palavras-chave para postar, você pode fazer um comentário em sua foto com as hashtags escolhidas.
3. Interaja com seu público
É fundamental conversar com seus seguidores, responder dúvidas e ter interações verdadeiras. Mostre que existe uma pessoa real por trás das publicações e o nível de confiança na marca aumentará. É importante que sejam respondidos tanto comentários positivos como os que apresentem críticas. E não se esqueça das mensagens por direct.
4. Impulsione os posts
Ao utilizar anúncios no Instagram, você consegue aumentar o alcance da sua publicação e o engajamento. Para isso, é necessário que você segmente bem o público-alvo que você quer que receba seu conteúdo. Por se tratar de um produto do Facebook, você precisa utilizar o Gerenciador de Anúncios do Facebook.
Por essa ferramenta, você consegue definir diversas opções de segmentação da audiência: gênero, idade, páginas curtidas, interesses por categorias, cidades que frequenta etc. O ideal é fazer teste A/B para comparar diferentes anúncios e audiências. Outra questão importante do Instagram Ads é que a imagem não pode ter mais do que 20% de texto.
5. Aproveite os stories
Cerca de 73% dos usuários da rede assistem stories pelo menos uma vez por dia, sendo 44% várias vezes ao dia. Portanto, use isso a seu favor. Você pode criar publicações específicas para seus stories, além de chamar para verem seu post do feed.
O Instagram tem liberado cada vez mais recursos para os stories, que já suportam hashtags, gifs, enquetes, testes, entre outros. Além disso, os destaques são ótimos para responder tudo que o seu cliente precisa saber. Você pode criar destaques sobre seus serviços e também uma breve explicação sobre a marca.
Ficou com alguma dúvida? Se tiver interesse, nós, da Latinmed, podemos te ajudar a fazer a gestão do Instagram da sua empresa!
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