Conheça 3 tecnologias que contribuem com os cuidados na saúde

Conheça 3 tecnologias que contribuem com os cuidados na saúde
22 de outubro de 2018 Latinmed

Por meio de dispositivos móveis e aplicativos é possível ter um acompanhamento em tempo real

Cada vez mais, os avanços tecnológicos vão se aprimorando e trazendo novidades que antes pareciam fictícias, mas que hoje são os maiores aliados para facilitar o nosso dia a dia, inclusive nos cuidados com a saúde.

Por meio de dispositivos portáteis e aplicativos, você consegue monitorar a sua saúde em tempo real, recebendo notificações quando algo precisa de atenção e também se informando com dicas de saúde e de como adotar hábitos mais saudáveis. Confira 3 tecnologias que cumprem bem esse papel!

Lentes de contato para monitorar o diabetes

Picar o dedo para medir a glicose no sangue? Isso pode virar coisa do passado! Já está em produção pela Novartis, com parceria do Google, uma lente de contato flexível, que possui um chip wireless e um sensor miniaturizado de glicose em seu material gelatinoso.

Isso quer dizer que ele analisa, por meio das lágrimas do paciente, o nível de glicose no sangue. E, melhor do que isso, o dispositivo ainda possui uma luz de LED que emite sinais quando ele estiver alterado e precisar de atenção.

Aplicativo que mede os batimentos cardíacos

É claro que essa função não vai substituir os exames de check-up ou te dar um diagnóstico de uma condição. Mas medir seu ritmo cardíaco e suas batidas, da mesma forma que acontece no monitor do hospital, após exercícios físicos e em repouso podem ajudar a criar um relatório para mostrar para o seu médico.

A medição é feita colocando o dedo na câmera do celular e o resultado ainda pode ser compartilhado na mesma hora por e-mail caso você identifique alguma alteração.

Smartwatches que contam calorias e avisam se você está sedentário

Os smartwaches são dispositivos completos que conseguem medir diferentes dados da sua saúde, até mesmo a qualidade do seu sono. Mas uma funcionalidade interessante que está sendo muito utilizada atualmente é para controle de peso e sedentarismo, que são fatores de risco – ainda maiores se combinados – para diferentes doenças crônicas.

Seu sistema consegue calcular os números de passos e também suas séries de exercícios físicos para te mostrar as calorias queimadas e ir te ajudando a controlar seu peso. Com isso, ele também consegue te alertar quando você está entrando em um processo de sedentarismo, caracterizado pela ausência de atividades físicas e, consequentemente, gasto calórico reduzido.

Para saber mais sobre tecnologias que contribuem para os cuidados na saúde, confira outros artigos em nosso blog!