SEO para Youtube: 5 dicas para otimizar seu canal e conseguir mais acessos

SEO para Youtube: 5 dicas para otimizar seu canal e conseguir mais acessos
11 de dezembro de 2020 Nicole Lallée
Tablet com youtube aberto

Já falamos muito aqui no blog sobre SEO (Search Engine Optimization) para blogs, mas sabia que também existe SEO para Youtube? Esse é um canal que tem se tornado cada vez mais presente na vida das pessoas. No Brasil, em 2020, foram mais de 105 milhões de adultos conectados transmitindo conteúdo e trocando vivências entre si — todos os meses. Esse dado foi divulgado pelo próprio Google, dono do Youtube.

Mas, com isso, também há cada vez mais uma maior quantidade de oferta de vídeos e, assim, concorrência. Por isso, donos de canais de Youtube precisam trabalhar o SEO de seus vídeos.

O que é SEO para Youtube?

O SEO para Youtube é o uso de técnicas de otimização para mecanismos de busca para melhorar o posicionamento de vídeos em buscas realizadas dentro do Youtube. Assim como existem técnicas de SEO para blogs e sites, que ajudam na melhor indexação no buscador do Google, também existe o SEO para vídeos no Youtube.

Quando se fala em SEO, o que se pretende é conquistar as primeiras posições. E é importante destacar que o Youtube tem bastante peso entre os buscadores da internet. De acordo com um estudo de 2017, o YouTube tinha um número maior de pesquisas que Yahoo! e Bing, por exemplo.

Porém, essas otimizações de SEO para Youtube valem não apenas para o buscador interno do Youtube. Com elas, também é possível disputar espaço na pesquisa do Google. Sabe quando você procura no www.google.com.br sobre algum assunto e aparecem opções de vídeo para assistir? Então, o SEO do Youtube ajuda a aparecer aí também.

Mas quais são essas técnicas de otimização para o Youtube? Para entender isso, primeiro, vamos falar sobre o algoritmo.

Algoritmo do Youtube

Originalmente, o algoritmo do YouTube era baseado em princípios mais básicos. Dessa maneira, um vídeo era classificado em grande parte pelo número de visualizações que tinha. Mas com tanta disponibilidade de vídeos na plataforma, o YouTube se viu obrigado a organizar todos esses conteúdos em sua ferramenta de busca. De acordo com o Youtube, são centenas de horas de vídeos enviadas a cada minuto.

Para organizar esses conteúdos e levar os espectadores até os vídeos que eles têm mais chances de assistir e gostar, o Youtube tem um algoritmo sofisticado. Basicamente, é um ciclo de feedback em tempo real. Para isso, em cada vídeo, são analisados fatores, como:

  • Títulos;
  • Miniaturas;
  • Descrições;
  • Tempo de visualização do vídeo;
  • Cliques em “Gostei” e em “Não gostei”;
  • Quantidade de comentários.

Além disso, para cada espectador, são analisados fatores personalizados, como o que ele já assistiu, quanto tempo ele passa assistindo e o que ele não assiste. Dessa forma, o Youtube afirma que o algoritmo segue o público. Portanto, se os espectadores adoram o vídeo, o algoritmo também vai adorar.

Neste vídeo abaixo, o próprio Youtube explica como funciona seu algoritmo de busca:

5 dicas de SEO para Youtube

Confira as principais dicas para otimizar o seu canal!

1. Foque na pesquisa de palavras-chave

Assim como para conteúdo escrito, SEO para vídeo também se faz com pesquisa de palavras-chave. Por isso, é importante planejar o conteúdo do vídeo com base em buscas de palavra-chave. Isto é, antes de escrever o roteiro, é importante entender quais são as dores e perguntas do público, e desenvolver o vídeo, título e descrição pensando em palavras-chave específicas.

Para isso, você pode usar o Google Trends para descobrir as tendências nas pesquisas do Youtube e ter ideias de temas. Outras opções são o Keyword Tool, do SemRush, e o site Also Asked.

2. Escreva um bom título para o vídeo

Com a palavra-chave em foco definida e o vídeo pronto, na hora de publicar o vídeo, você precisa criar um título. Inclua a palavra-chave mais à esquerda possível. Lembre-se de que títulos com mais de 60 caracteres não aparecem inteiros na busca do Google e títulos com mais de 55 caracteres não aparecem inteiros na busca do Youtube. Portanto, o ideal é criar um título de até 50 caracteres, ou pelo menos que inclua as informações principais dentro dos primeiros 50 caracteres. Além disso, tente criar um título que chame a atenção, com um gancho exclusivo e que seja claro.

3. Otimize as descrições e tags de vídeo

Ao publicar um vídeo no Youtube, uma das partes de configuração da publicação é a redação da descrição. Não pule essa parte. Ela é muito importante. Ao incluir palavras-chave nela e dar detalhes sobre o que o vídeo diz, o algoritmo entende melhor o tópico do seu vídeo e pode colocá-lo nas recomendações de vídeos na barra lateral. Além disso, tente usar sua palavra-chave foco o mais no início possível da descrição, de forma natural.

Na hora de configurar a postagem, também há um espaço para incluir as tags. Sempre inclua termos sobre categorias e assuntos do vídeo. No Youtube, as tags têm muita mais importância do que as tags do WordPress. Mas não use tags demais. Usar 10 a 12 tags é suficiente.

4. Otimize as suas thumbnails

Sabe aquelas imagens estáticas que aparecem no seu vídeo antes de dar o play? Então, essa é a thumbnail. Conhecida também como capa ou miniatura do vídeo, a thumbnail é sugerida automaticamente pelo Youtube com cenas do seu vídeo. Mas você também pode colocar uma imagem personalizada. Tente incluir uma capa que seja atraente e venda bem o seu conteúdo. Recomenda-se capturar um frame do vídeo e inserir o título.

Muitas pessoas decidem assistir ao vídeo porque são atraídos pela thumbnail. De acordo com o especialista em vídeo marketing, Camilo Coutinho, 60% da intenção dos cliques estão nas thumbnails.

5. Poste vídeos regularmente

Manter a periodicidade dos vídeos é outro fator que pesa para aumentar a audiência do canal e lidar com a concorrência. Por isso, é importante postar de forma consistente e regular. Quanto mais vídeos de qualidade você tiver, mais chances você terá de aumentar as visualizações dos vídeos e ganhar assinantes para o canal.

Porém, isso não significa ter que postar todo dia. Mais do que postar todo dia, o que você precisa é postar conteúdo relevante e de qualidade. Assim, você conseguirá ter sucesso no Youtube e aumentar a visibilidade da sua marca.

Ainda está com dificuldades para colocar essas dicas em prática? Fale com a gente!

Nicole Lallée
Jornalista, já trabalhou com jornal impresso, rádio e sites de meios de comunicação. Migrou para o marketing digital e tem grande conhecimento em SEO e Google Analytics. De família argentina, tem fluência em espanhol, o que lhe garante bons trabalhos e a fala ligeirinha.