Régua de relacionamento: como utilizar no marketing de empresas do setor de saúde?

Régua de relacionamento: como utilizar no marketing de empresas do setor de saúde?
8 de julho de 2020 Nicole Lallée
Mulher sorrindo ao telefone e utilizando um computador

Embora não seja exclusivo do setor de saúde, o uso de réguas de relacionamento é uma estratégia essencial para empresas como hospitais, laboratórios e operadoras de saúde. Hoje, a concorrência é muito grande. E os pacientes estão mais informados e capacitados para tomar suas decisões sobre assistência médica. Portanto, manter um relacionamento próximo, e que agregue valor, é essencial para uma fidelização a longo prazo.

Somente gerar leads não vai te trazer mais vendas ou retenção de clientes. Por isso, é muito importante investir em réguas de relacionamento. Elas podem ser usadas para nutrir leads e também para fidelizar clientes.

O que é o marketing de relacionamento?

Segundo a Hubspot, o marketing de relacionamento é um tipo de marketing que se concentra no cultivo de relacionamentos mais profundos e significativos com os clientes. Assim, é possível garantir satisfação a longo prazo e lealdade à marca. Neste conceito, a ideia é não se concentrar em ganhos a curto prazo, mas sim em encantar o público a longo prazo.

O que é a régua de relacionamento?

A régua de relacionamento é uma estratégia que consiste em envios de comunicações em momentos específicos. Cada comunicação leva em conta a etapa na qual o público está no funil de vendas. Isto é, a régua de relacionamento procura identificar e organizar da melhor forma o melhor conteúdo e o melhor momento para abordar o possível cliente.

Diferentemente de mensagens que são enviadas em massa para todos, mensagens personalizadas conseguem chamar a atenção da audiência para que o usuário se sinta lembrado. Com a automação de marketing, é possível realizar abordagens personalizadas em uma sequência lógica para cada perfil de público.

Vários canais digitais podem ser usados ao construir um fluxo de comunicação. Porém, um dos mais assertivos que pode ser usado de forma mais personalizada é o e-mail marketing. Por exemplo, um usuário se cadastra em seu site para baixar um e-book sobre saúde mental no trabalho. Para fazer esse download, ele te forneceu o e-mail dele. Assim, você pode criar uma sequência de e-mails que nutram esse usuário. Desta forma, você desperta o interesse dele, o conquista, o lembra da sua marca e estabelece um relacionamento. A chance de isso o levar até uma conversão é enorme, seja a conversão uma venda ou a fidelização de clientes.

Vantagens de usar uma régua de relacionamento

Ao utilizar estratégias como de Inbound Marketing integradas com réguas de relacionamento personalizadas, é possível ter vários benefícios. Confira alguns deles:

Maior taxa de engajamento

Ao se relacionar de forma constante com o consumidor, ele não se esquece da sua marca e faz com que ele engaje mais, seja pelos conteúdos do blog ou posts das redes sociais, por exemplo.

Maior taxa de conversão

De acordo com a Hubspot, 50% dos leads são qualificados, mas ainda não estão prontos para comprar. A empresa ainda afirma que 79% dos leads nunca convertem em vendas porque não recebem nutrição. Portanto, está esperando o que para criar réguas de comunicação para nutrir seus leads? Quando você executa a nutrição de leads da maneira correta, você pode reconhecer padrões de comportamento para melhorar seus conteúdos e acelerar o processo de vendas.

Clientes mais satisfeitos e fiéis

Lembrar de datas importantes ou fornecer informações em primeira mão para os clientes gera uma sensação de pertencimento e agrega valor. Assim, é possível proporcionar uma experiência diferenciada e fidelizar os clientes.

Como usar a régua de relacionamento de forma estratégica?

A estratégia precisa ser planejada, executada e continuamente ajustada. Não existe uma regra para a construção de réguas e nem uma fórmula pronta. Depende dos canais que você usa para se comunicar com seu público e também do tipo de serviço que sua empresa oferece. Confira algumas dicas do que precisa considerar para construir uma régua de relacionamento:

  1. Identifique qual é o produto que quer comercializar;
  2. Mapeie as funcionalidades desse produto;
  3. Identifique qual é a persona ideal que quer atingir e se relacionar;
  4. Identifique quais canais pode usar para se comunicar;
  5. Produza conteúdo relevante e de qualidade;
  6. Monte uma régua de comunicação de acordo com os fatores identificados anteriormente;
  7. Lembre-se de considerar todas as etapas do funil;
  8. Invista no remarketing e na automação de marketing.

Algumas opções de réguas de relacionamento na área de saúde são, por exemplo, uma régua de boas-vindas após o primeiro contato. Outra opção, como citamos antes, é a de nutrição de leads que baixaram algum material por exemplo. Além disso, é possível criar uma régua de comunicação no endomarketing. Assim, você consegue aumentar o engajamento dos colaboradores.

Se você identificou em sua instituição essa necessidade de construir uma relação diferenciada e próxima com seu lead ou cliente, fale conosco! Nós podemos te ajudar!

Nicole Lallée
Jornalista, já trabalhou com jornal impresso, rádio e sites de meios de comunicação. Migrou para o marketing digital e tem grande conhecimento em SEO e Google Analytics. De família argentina, tem fluência em espanhol, o que lhe garante bons trabalhos e a fala ligeirinha.